Votação americana só deve ser encerrada na madrugada de quarta-feira

Como cada estado tem uma regra específica para suas eleições, a abertura das seções eleitorais também é feita em horários distintos; fechamento dos locais de votação depende de cada estado

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

A votação para as eleições legislativas nacionais americanas foi aberta por volta das 9h desta terça-feira (4), no horário de Brasília, em alguns estados americanos da Costa Leste. Os norte-americanos elegem 36 senadores e 435 deputados federais.

Como cada estado tem uma regra específica para suas eleições, a abertura das seções eleitorais também é feita em horários distintos. O fechamento dos locais de votação depende de cada estado.

Além disso, os Estados Unidos são divididos em seis fusos horários diferentes. Isso também afeta a abertura e fechamento das seções eleitorais. A previsão é que o último local de votação só seja fechado às 4 horas da manhã (horário de Brasília) desta quarta-feira (5) nas Ilhas Aleutas, no estado do Alaska (que tem 8 horas a menos do que Brasília).

Os 50 estados elegerão seus deputados federais, que têm mandatos de dois anos. Diferentemente do que a Agência Brasil informou ontem (3) serão renovadas 36 e não 33 cadeiras do Senado americano. Isso porque, além da escolha dos 33 senadores que encerram seu mandato de seis anos em 2015, serão feitas eleições especiais nos estados do Havaí,  de Carolina do Sul e Oklahoma para preencher três cadeiras que estão vagas. Nas eleições especiais, o vencedor terá um mandato de apenas dois anos.

Das cadeiras que serão renovadas no Senado, 21 são democratas e 15 são republicanas. Para manter o controle da Casa, que tem 100 cadeiras, os democratas precisam eleger 19 senadores, enquanto os republicanos precisam de 21.