Revisar o conteúdo é o mais importante

Para a psicóloga, a respiração prolongada, na mesma frequência do batimento cardíaco, aliada a prática de atividades físicas, é essencial para manter o equilíbrio nesta reta final

iG Minas Gerais | DANIEL POLCARO |

A tensão dos candidatos que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano aumenta na mesma proporção em que cresce o número de instituições educacionais que usam a prova para selecionar os alunos. O exame já se tornou o mais importante para quem quer ingressar no ensino superior.  

“A ansiedade acaba se tornando coletiva, por isso esse é um momento de fazer uma pequena pausa para que o estudante possa digerir o conteúdo revisado”, disse a psicóloga Daniela Queiroz.

Segundo ela, o mais importante agora é revisar o que já foi estudado, e não buscar conteúdos que não foram assimilados ao longo do ano. “O candidato que responde às perguntas mais fáceis primeiro fica confiante e ativa o seu lado positivo”, aconselhou.

No próximo sábado, os candidatos terão quatro horas e meia para entregar a avaliação e, no domingo, dia de redação, cinco horas e meia. “A concentração é essencial. Leia, releia e não tenha pressa para entregar a prova”.

Para a psicóloga, a respiração prolongada, na mesma frequência do batimento cardíaco, aliada a prática de atividades físicas, é essencial para manter o equilíbrio nesta reta final.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave