Crimes violentos em MG aumentaram 19,6% nos primeiros 9 meses de 2014

No mesmo período, houve queda no número de homicídios consumados em todo o Estado; em BH, 500 policiais militares em formação estão contribuindo para o policiamento ostensivo

iG Minas Gerais | Bruna Carmona |

O número de registros de crimes violentos em Minas Gerais aumentou 19,6% nos primeiros 9 meses de 2014, na comparação com 2013, segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) nesta segunda-feira (3). No mesmo período, o número de homicídios caiu em Belo Horizonte caiu 15,07%. Também houve queda nos homicídios consumados na região metropolitana de Belo Horizonte e em todo o Estado.

Segundo a Seds, em Minas Gerais, há 594 cidades que não tiveram registros de homicídios, mantiveram, ou conseguiram reduzir os índices. Estas cidades representam 69,6% do total de municípios mineiros.

No acumulado, Belo Horizonte teve queda também nos índices de homicídio tentado, estupro e tentativa de estupro e extorsão mediante sequestro. Já os crimes violentos contra o patrimônio e os roubos consumados aumentaram na capital mineira.

Em Minas Gerais, aumentaram o número de homicídios tentados e roubos consumados. Os casos de sequestro e cárcere privado também entraram na conta e, embora tenham crescido em todo o Estado, diminuíram em Belo Horizonte e região metropolitana.

Plano Estadual de Defesa Social

A Seds espera que ocorra uma redução nos índices de criminalidade em todo o Estado nos próximos meses, em função das ações do Plano Estadual de Defesa Social. Até o fim do ano, está prevista a entrega de cerca de 700 câmeras de videomonitoramento do Programa Olho Vivo para 16 cidades mineiras. Os municípios de Paracatu, Araguari, Patos de Minas e Uberaba já receberam equipamentos em 2014.

Além disso, estão previstos investimentos no efetivo das polícias Militar e Civil, e Corpo de Bombeiros. A PM está treinando 2.100 soldados para reforçar o policiamento ostensivo no Estado, que devem estar nas ruas até novembro e a presença desses policiais já pode ser percebida em Belo Horizonte. Como parte do treinamento, 500 deles já estão participando policiamento ostensivo da capital. Eles estão fazendo o policiamento, em dupla, no hipercentro e em outras regiões da capital.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave