Cruzeiro iguala recorde do SP na liderança e vai superá-lo

Se continuar líder até o fim do Brasileirão, a Raposa atingirá 33 rodadas na ponta, o maior número na era dos pontos corridos

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Jogadores do Cruzeiro eram só alegria na cerimônia de entrega da taça de campeão brasileiro
douglas magno
Jogadores do Cruzeiro eram só alegria na cerimônia de entrega da taça de campeão brasileiro

Quebrar recordes no Campeonato Brasileiro tem se tornado uma rotina para o Cruzeiro, líder da competição, com 64 pontos. Após vencer o Botafogo por 2 a 1, no Mineirão, nesse domingo, a Raposa atingiu a marca de 27 jogos seguidos na liderança do campeonato, igualando ao São Paulo de 2006, que foi campeão nacional.  O time celeste está na ponta da tabela do Brasileirão 2014 desde a sexta rodada. E não bastasse isso, já no duelo com o Criciúma, no próximo domingo, dia 9 de novembro, a equipe do técnico Marcelo Oliveira irá ultrapassar o recorde do Tricolor Paulista, pois mesmo que sofra uma derrota para os catarinenses, não deixará a liderança da competição.

Ao ficar 27 jogos como líder do Brasileiro, a campanha celeste deste ano supera a de 2013, quando a Raposa conquistou o tricampeonato nacional, ao ser primeiro por 23 jogos – assumiu a ponta da tabela na 16º rodada. A quarta melhor marca é do São Paulo de 2007, quando a equipe paulista se tornou campeã ao ficar 22 partidas como líder – da 17ª a 38ª rodada.

Já o Cruzeiro de 2003 – quando conquistou o seu segundo título nacional- vem em quinto lugar, com 18 rodadas como líder, ao assumir o primeiro lugar na tabela na 29ª rodada e permanecer por lá até a 46ª – haviam 24 times disputando a Série A do Brasileiro à época.

Se permanecer os próximos seis jogos restantes como líder, o Cruzeiro ainda quebrará um outro recorde: vai atingir 33 rodadas na liderança do Brasileirão, o que seria a maior marca na era dos pontos corridos.

Recordes na “Era Oliveira” - Campeã pela terceira vez do Campeonato Brasileiro em 2013, a Raposa terminou a competição com cinco recordes conquistados – considerando as edições desde 2006, que tiveram 20 clubes disputando a Série A. Uma marca inédita alcançada pelo Cruzeiro foi quando o time venceu na edição passada do Brasileiro todos os times por pelo menos uma vez.

Ainda em 2013, o Cruzeiro foi campeão precoce, levando a taça na 34ª rodada, igualando ao São Paulo em 2007, ao atingir a maior antecedência da história do Brasileiro. A Raposa também se equiparou ao Tricolor Paulista (2007) no número de vitórias conquistadas: foram 23 triunfos na edição passada.

Outro feito foi o recorde de gols marcados em 2013. O Cruzeiro marcou 77 vezes e superou a marca do São Paulo em 2006 e 2008, que havia balançado as redes em 66 oportunidades.

O número de vitórias consecutivas também foi destaque celeste na edição passada. O time de Marcelo Oliveira conquistou oito triunfos seguidos, da 15ª à 22ª rodada, derrotando Vitória, Ponte Preta, Vasco, Bahia, Flamengo, Goiás, Atlético-PR e Botafogo, marca que igualou o seu próprio feito de 2003.

Leia tudo sobre: cruzeirosao paulocampeonato brasileirocampeaorecordes