Lula diz que revista 'Veja' foi 'panfleto da campanha de Aécio'

Publicação que chegou às bancas revelou que, em depoimento no âmbito de um acordo de delação premiada, o doleiro Alberto Youssef afirmou que Lula e Dilma sabiam do esquema de desvio de recursos na Petrobras

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a edição da revista "Veja" da semana passada, em que são atribuídas declarações ao doleiro Alberto Youssef dando conta de que Lula e a presidente Dilma Rousseff (PT) sabiam do esquema de corrupção na Petrobras, foi um "panfleto da campanha de Aécio".

"A 'Veja' se definiu ideologicamente, já há muito tempo. Ela odeia o PT, ela odeia os governos do PT", diz Lula em vídeo divulgado nesta quinta-feira (30) pelo instituto que leva seu nome.

"Eu vi essa [edição da] revista como um panfleto da campanha do Aécio. Talvez o melhor panfleto da campanha do Aécio", afirmou o ex-presidente.

Na última sexta-feira (24), a edição da "Veja" que chegou às bancas revelou que, em depoimento no âmbito de um acordo de delação premiada, o doleiro Alberto Youssef afirmou que Lula e Dilma sabiam do esquema de desvio de recursos na Petrobras. No mesmo dia, duas pessoas que acompanham a investigação confirmaram à Folha de S.Paulo que Youssef mencionou a atual e o ex-presidente em depoimentos. Ele foi mais citado do que ela, segundo essas fontes.

Publicada dois dias antes do segundo turno, a edição da revista foi classificada por Dilma como "terrorismo eleitoral" --a então candidata à reeleição disse que daria a "resposta na Justiça". No sábado (25), Lula deu a primeira resposta à reportagem, dizendo, assim como Dilma, que iria processar a revista.

"Da minha parte, a partir do processo eleitoral, [a 'Veja'] vai ter que explicar na Justiça. Sempre ouvimos que não adianta processar, para deixar pra lá. Mas o que a 'Veja' fez não pode ficar pra lá. Ela exagerou", afirmou o ex-presidente em caminhada em São Bernardo do Campo (SP).

Procurada, a 'Veja' não respondeu até as 15h30 se iria se posicionar.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave