Cônjuge bagunceiro atrapalha sua carreira, afirma pesquisa

Segundo especialistas, maioria das pessoas espelha o comportamento do cônjuge: se ele ou ela é ágil, provavelmente você também sentirá necessidade de ser assim

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

MILDA K / STOCKXPERT
undefined

Se seu companheiro (ou companheira) é desorganizado, fique atento: não é só a prosperidade da carreira dele que está em jogo. A sua também pode estar.

Quem garante isso é um grupo de estudiosos da Psicologia, da Universidade de Washington, em St Louis. Os profissionais estudaram mais de 4.500 pessoas casadas ao longo de cinco anos. De acordo com a pesquisa, é possível perceber uma nítida relação entre sucesso de um profissional e a personalidade do seu cônjuge.

A eficiência é a característica do parceiro que mais faz diferença para o seu trabalho. Assim, outros traços psicológicos, como a extroversão ou a neurose, não afetam tanto a sua evolução profissional. Durante o período de observação da pesquisa, os participantes que eram casados com pessoas eficientes e organizadas ganharam salários mais altos, receberam mais promoções no trabalho e disseram ter mais satisfação com a carreira.

Espelho O que explicaria essa relação, segundo os psicólogos, é que a maioria das pessoas espelha o comportamento do cônjuge: se ele ou ela é produtivo e ágil, provavelmente você também sentirá necessidade de ser assim.

Outra hipótese é que um parceiro eficiente tende a cuidar das tarefas domésticas e deixar o outro com mais tempo para se dedicar à carreira. E isso vale para ambos os gêneros.

Segundo os especialistas, na hora de escolher um par, deve-se também levar em conta qualidades como eficiência e organização.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave