Por enquanto, só amostras

De acordo com o pneumopediatra Alberto Andrade Vergara, a disponibilização do Zoteón Pó está sendo negociada com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais

iG Minas Gerais | Litza Mattos |

As mães ouvidas pela reportagem de O TEMPO informaram que estão usando amostras grátis do medicamento fornecidas pelo fabricante, e que esperam conseguir mais quantidades para os próximos meses.  

Em nota, o laboratório Novartis responsável pelo remédio, informou que o Zoteon Pó foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em outubro de 2013 e teve a sua comercialização autorizada desde dezembro de 2013. A empresa disse que atualmente, o medicamento está disponível em alguns centros de referência no Brasil por meio “de um programa de amostras do medicamento realizado pelo laboratório em parceria com alguns centros de referência de fibrose cística” e que “a inclusão de pacientes no programa é feita exclusivamente nos centros de referência, após a avaliação e indicação do médico que assiste o paciente”. A Novartis informou ainda que está trabalhando junto aos órgãos dos governos, através de reuniões com os gestores para apresentar os benefícios clínicos do medicamento.

De acordo com o pneumopediatra Alberto Andrade Vergara, a disponibilização do Zoteón Pó está sendo  negociada com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. “Esperamos a sinalização de que a medicação em pó possa substituir em grande parte a nebulização e com o mesmo custo”, disse.

Em nota, a Secretaria de Saúde informou que “esse medicamento não se encontra na listagem de medicamentos padronizados pelo Ministério da Saúde, portanto não podemos comentar sobre o assunto”. 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave