Jogos do Rio ganham coleção especial de moedas

Banco Central do Brasil vai lançar 36 modelos diferentes, em ouro, prata e bimetálicas; lançamento ainda não tem data definida

iG Minas Gerais | Da redação |

Série de ouro terá como referência a imagem do Cristo Redentor
Banco Central do Brasil/Divulgação
Série de ouro terá como referência a imagem do Cristo Redentor

As Olimpíadas do Rio irão ganhar uma homenagem especial do Banco Central do Brasil. Os Jogos terão uma série de moedas comemorativas, em 36 modelos diferentes. Os itens ainda não têm data certa para o lançamento, mas o mais provável é que aconteça ainda em novembro.

Segundo a Casa da Moeda, serão quatro modelos de outo, 16 de prata, e mais 16 bimetálicas. Apenas os custos destas últimas são conhecidas – sairão a R$ 1. As outras, consideradas itens de colecionador, ainda não têm preço.

A série de outo trará o Cristo Redentor em uma face e modalidades ligadas à Olimpíada do outro lado: corrida de 100 metros, salto com vara, luta e toca olímpica. Já as de prata mostrarão pontos turísticos do Rio, imagens relacionadas à fauna e à música brasileira, e ilustrações ligadas aos Jogos.

As populares bimetálicas se parecerão com a moeda de R$ 1 comum, apresentando seu valor em um lado, e também representarão o Rio 2016 no verso.

As séries serão lançadas aos poucos, divididas em quatro lotes. A cada vez, quatro de circulação comum, uma de prata e uma de ouro serão emitidas.