Computadores da Casa Branca são invadidos por hackers

Há suspeita de que os hackers responsáveis sejam russos; não foi divulgado que tenha sido realizado qualquer dano ou roubo de informação

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Cibercriminosos conseguiram acessar uma rede de computadores da Casa Branca, sede da Presidência dos EUA, nas últimas semanas, disseram membros do órgão ao jornal "Washington Post" em reportagem publicada no final da terça-feira (28).

Há suspeita de que os hackers responsáveis sejam russos.

Não foi divulgado que tenha sido realizado qualquer dano ou roubo de informação.

Os oficiais da Casa Branca não se identificaram por não poderem falar sobre uma investigação interna que ainda esteja sendo realizada, disse a publicação.

"Ao que analisamos as recentes ameaças, identificamos atividades de preocupação no escritório executivo da rede do presidente", disse uma das fontes do jornal. "Tomamos medidas imediatas para mitigar a atividade. Infelizmente, isso causou a interrupção de serviços a usuários, mas as pessoas estavam lidando com isso."

Alguns funcionários tiveram de trocar suas senhas para o acesso aos serviços virtuais internos.

O FBI, órgão de inteligência do governo federal, e a NSA, agência de segurança, estão envolvidos na investigação, segundo o "Washington Post".

Uma das fontes consultadas disse que o ataque é "consistente" com uma ação bancada por um Estado, o qual, ela acredita, é o russo.

Consultada pela BBC, a Casa Branca não se pronunciou.

Leia tudo sobre: hackersEstados UnidosCasa BrancaComputadoresInvasãoRussosSuspeitosMundo