Vagas para ingressar na ficção

Grandes autores cedem nomes de personagens de seus próximos projetos para leilão

iG Minas Gerais |

Vida. Ian McEwan acena com a possibilidade da vida após a morte na literatura
Hster Higgins / New York Times
Vida. Ian McEwan acena com a possibilidade da vida após a morte na literatura

Escritores de renome mundial estão oferecendo nomes de personagens em um leilão de caridade, em Londres. Ian McEwan, Margaret Atwood, Julian Barnes e Zadie Smith, entre outros, toparam ceder nomes de personagens de seus próximos projetos para os leitores que arrematarem a oferta no leilão. O objetivo é angariar verbas para uma instituição que fornece apoio e tratamento a sobreviventes de tortura.

Segundo o “The Guardian”, Tracy Chevelier, por exemplo, está oferecendo a uma leitora a chance de ser imortalizada como personagem de seu próximo romance. “Tenho nas mãos, em aberto, um lugar no meu novo romance, uma personagem durona, proprietária de uma casa de pensão, em 1850, em São Francisco”, contou a autora. Crítico das religiões, McEwan avisou para os potenciais compradores esquecerem as “promessas religiosas”. Para ele, o leilão “oferece a oportunidade real de vida após a morte”.

Enquanto isso, Atwood coloca à disposição duas opções: aparecer em uma novela, em que está trabalhando atualmente, ou na releitura de “A Tempestade”, de William Shakespeare, que será publicada em 2016. Não é a primeira vez que grandes autores cedem os nomes dos personagens para leilão. Em 2005, o eBay ofereceu a oportunidade de dar nome a personagens escritos por Stephen King, John Grisham, Dave Eggers e Michael Chabon. O vencedor pagou US$ 25 mil para dar nome ao assassino de zumbis Ray Huizenga no livro “Celular” (2006). O leilão será realizado no dia 20 de novembro. Os lances podem ser enviados online a partir do próximo dia 5.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave