Após reeleição, Santa Casa culpa clínica por 'Fora Dilma'

Mensagem apareceu em exames de vista e sindicância foi concluída mais de um mês depois; Sociedade Oftalmológica de Belo Horizonte diz que não identificou o responsável

iG Minas Gerais | Ricardo Corrêa e Lucas Ragazzi |

Exames saíam com mensagem
Olho neles
Exames saíam com mensagem "Fora Dilma", conforme revelado pelo portal O TEMPO

Um mês e meio após o blog Olho Neles, do portal O TEMPO, revelar que a Santa Casa de Belo Horizonte exibia a mensagem "Fora Dilma" em seus exames oftalmológicos (clique aqui para ler), enfim a entidade concluiu a sindicância interna para averiguar os responsáveis. Após questionamento do blog, a Santa Casa informou, na última segunda-feira (27), que a Sociedade Oftalmológica de Belo Horizonte era a culpada pelo ato. No entanto, ninguém será punido pela conduta, segundo nota enviada ao Olho Neles.

"Em relação ao lamentável fato da impressão de mensagem em tickets de exames oftalmológicos, ocorrido em setembro, o Grupo Santa Casa BH informou que a sindicância interna apontou a Sociedade Oftalmológica de Belo Horizonte como responsável pelo ato em questão e que seus diretores foram instruídos a tomar ações efetivas para coibir sua reincidência", diz a nota.

Procurado pelo Olho Neles, um dos proprietários da Sociedade, que é uma empresa privada que responde pelos serviços da Clínica de Olhos da Santa Casa, confirmou que precisou assumir a responsabilidade pelo ocorrido já que não foi possível detectar qual profissional da empresa cometeu o ato. Por esta razão, ninguém foi demitido ou afastado das funções. Ele chegou a cogitar que até mesmo um paciente possa ter operado uma sabotagem nas máquinas, e afirma que o aparelho foi posteriormente vistoriado e teve o conteúdo retirado imediatamente.

Apesar de não receber nenhum tipo de punição disciplinar, precisou pagar, segundo ele, do próprio bolso, anúncios pedindo desculpas à presidente.

As peças assinadas pela Santa Casa foram publicadas em jornais dois dias após a denúncia (clique para ler). De acordo com a campanha, Dilma Rousseff aceitou as desculpas e evitou procedimentos judiciais (clique aqui para ler).

Demora Apesar de o resultado da sindicância ter saído apenas após o segundo turno, a Santa Casa já sabia de quem era a responsabilidade pela mensagem contra a presidente antes de os eleitores voltarem às urnas. No entanto, a assessoria da entidade se recusou a informar o resultado. Com a reeleição de Dilma Rousseff (PT), no entanto, ficou inevitável a divulgação, após nova cobrança do blog. A Santa Casa tem serviços hospitalares e ambulatoriais dedicados ao SUS e financiados pelo governo federal.