Ainda há esperança para América e Boa na luta pela Série A

Time alviverde tem probabilidade de 13,6% de chance de subir, enquanto o alvirrubro tem 5,8%

iG Minas Gerais | Antônio Anderson |

Givanildo Oliveira sustenta invencibilidade de nove partidas
Uarlen Valério
Givanildo Oliveira sustenta invencibilidade de nove partidas

A sequência de nove jogo de invencibilidade do América na Série B do Campeonato Brasileiro fez aumentar a possibilidade de o clube conseguir o acesso à elite nacional na próxima temporada. Se antes alguns analistas de números apontavam que o Coelho tinha apenas 2% de chance de conseguir a vaga, agora essa estatística subiu para 13,6%, segundo o site Probabilidades no Futebol, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Levando em consideração apenas o returno da Segunda Divisão, o América tem a quinta melhor campanha entre os 20 clubes participantes da Série B. Em 13 jogos, o Coelho conquistou 21 pontos, com seis vitórias, três empates e quatro derrotas. Ao término da 32ª rodada, o alviverde ocupa o sétimo lugar na tabela de classificação com 48 pontos, quatro a menos que o Avaí, clube que fecha o grupo dos quatro primeiros colocados.

Até o fim da competição, o América vai fazer mais seis jogos. O clube atua em casa contra Icasa, Avaí e Sampaio Corrêa e sai para enfrentar ABC-RN, Luverdense e Ponte Preta. Pelos cálculos do alviverde, o time que conquistar 62 pontos deverá ficar com a quarta vaga na elite nacional. Com isso, o Coelho precisaria somar 14 dos 18 pontos que ainda vai disputar. Mas existem matemáticos que apontam 64 pontos pela quarta vaga.

Com as derrotas para Vasco, Ceará, Boa Esporte e Bragantino no início do returno, agravado ainda com a possibilidade de perda de 21 pontos pela escalação irregular do lateral-esquerdo Eduardo, o América chegou a integrar a zona de rebaixamento. Após a demissão do técnico Moacir Júnior e a contratação de Givanildo Oliveira, o clube reagiu na competição, recuperou 15 dos 21 pontos em julgamento no STJD e conseguiu uma arrancada no Nacional atingindo a marca de seis vitórias e três empates. Em nono lugar na tabela da Série B, o Boa Esporte tem, segundo o site da UFMG, 5,8% de chances de conseguir o acesso. A Coruja precisaria, teoricamente, de 15 dos 18 pontos que ainda vai disputar para se classificar à elite nacional na próxima temporada. Até o fim da competição, o time de Varginha joga em casa contra Ceará, Joinville e Oeste e sai para enfrentar América-RN, Sampaio Corrêa e Icasa. Boa Esporte.

Levando em consideração apenas o returno da competição nacional de acesso, o Boa Esporte é o sexto colocado na tabela de classificação. A Coruja conseguiu somar 20 pontos, com seis vitórias, dois empates e cinco derrotas.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave