Chuva deve voltar com força em BH apenas no início da próxima semana

Possibilidade de precipitação na capital e região metropolitana nesta semana é pequena, segundo meteorologista; nesse fim de semana choveu em BH um volume de 37,4 mm

iG Minas Gerais | Fernanda Viegas |

ALISSON GONTIJO/ OTEMPO
undefined

A chuva forte presenciada em boa parte de Minas Gerais nesse fim de semana só deve voltar a acontecer em Belo Horizonte e região metropolitana na próxima semana, segundo o Centro de Climatologia PUC Minas TempoClima. Em Caratinga, na região do Vale do Rio Doce, o volume de chuva foi de cerca de 90 mm, maior valor registrado no Estado. Na capital choveu 37,4 mm.

"A região de convergência, que causou instabilidade, deslocou-se em direção ao Norte do estado. Casou pancada de chuva ontem, mais significativamente, no Vale do Rio Doce e deve enfraquecer hoje na região central", explicou o meteorologista Dayan Diniz.

Nesta segunda-feira (27), o tempo fica parcialmente nublado na Zona da Mata, Sul de Minas, Oeste e Triângulo Mineiro. Na capital e região, entre esta segunda e esta terça-feira, o clima fica mais estável, com possibilidade remota de chuva, que se ocorrer, será de fraca intensidade.

Com isso, a temperatura deve aumentar ligeiramente no início desta semana. A mínima nesta segunda foi de 17ºC e a máxima fica em torno dos 24ºC. Nesta terça, a máxima deve chegar aos 25ºC. A maior chance de chuva forte na capital e região deve acontecer entre o próximo domingo (2) e a próxima segunda-feira (3).

De acordo com o meteorologista, as chuvas dessa última semana ainda não são suficientes para recuperar os reservatórios de água. "Córregos menores podem até ter enchido, mas para sairmos dessa situação de seca, as chuvas precisam ser contínuas".

Leia tudo sobre: chuvatempoclimatemperara