Propostas para atender as ruas

O que Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) prometem para demandas da população

iG Minas Gerais | Lucas Pavanelli |

Reforma política
FOTO: MOISES SILVA / O TEMPO 26/
Reforma política

Há pouco mais de um ano, manifestações em São Paulo contra o aumento das passagens de ônibus ganharam corpo e se espalharam por todo o país, unindo milhares de pessoas em torno de diversas bandeiras.

De lá para cá, o governo federal prometeu cinco pactos pelo Brasil, o Congresso prometeu acelerar a tramitação de projetos, e políticos em geral prometeram atenção especial às “demandas das ruas”. Agora, o que prometem Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) para as demandas que estiveram presentes nos cartazes? O TEMPO elencou cinco grandes reivindicações das ruas – mobilidade urbana, saúde, educação, direitos LGBT e reforma política – e as propostas dos dois candidatos para cada tema.

Dilma Rousseff Reforma política * Promover um plebiscito para que a população decida sobre os temas que devem ser discutidos; * Maior participação popular na consulta sobre políticas públicas; * Financiamento público de campanhas eleitorais; * Melhorar a representatividade política; * Aprimorar o sistema eleitoral.

Educação * Enfrentar o desafio de valorizar o professor, oferecendo melhores salários; * Expandir a escola integral para 20% da rede pública até 2018; * Oferecer mais 100 mil novas bolsas para o programa Ciência sem Fronteiras até 2018; *Reformar a grade curricular do ensino médio; - Universalizar a educação para crianças entre 4 e 5 anos até 2016; * Inaugurar a segunda fase do Pronatec.

Direitos LGBT * Criminalizar a homofobia; * Garantir o Plano Nacional para promoção dos direitos LGBT; * Criar comitês para discutir políticas públicas; * Reconhecer identidade de gênero e nome social nos programas do governo; * Diagnosticar a situação da população LGBT no mercado de trabalho.

Saúde * Expandir o programa Mais Médicos; * Ampliar a rede de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) para atendimento a consultas de baixa e média complexidade *  Universalizar o atendimento do Samu; * Ampliar o acesso da população a medicamentos; * Fortalecer e aprimorar o SUS.

Transporte público/mobilidade * Assegurar transporte público rápido, seguro e eficiente; * Construir 651 km de transporte sobre trilhos  (VLT) e mais de 3.000 km sobre pneus (BRT); *  Priorizar os modais ferroviário, hidroviário e navegação por cabotagem; * Continuar o processo de modernização e ampliação de rodovias, portos e aeroportos.

Aécio Neves

Reforma política * Fim da reeleição para presidente, governador e prefeito a partir de 2022; * Mandatos de cinco anos; * Voto distrital misto; * Mudança nas regras para concessão de tempo de TV aos partidos; * Fim das coligações nas eleições proporcionais.

Educação * Aumentar o investimento na educação para 7% do PIB até 2019; * Melhorar os salários dos professores; * Aumentar o alcance do Pronatec; * Implantar a escola de tempo integral; * Garantir conexão wi-fi em todas as escolas do país; * Reformar a grade curricular do ensino médio * Apoiar municípios na criação de 900 mil vagas de pré-escola.

Direitos LGBT * Criminalizar a homofobia; * Cumprir a determinação do STF em relação ao casamento civil;  * Apoiar iniciativas para assegurar a identidade de gênero; * Garantir igualdade nos processos de adoção para casais de pessoas do mesmo sexo; *  Elaborar o 4º Plano Nacional de Direitos Humanos; * Estimular a cultura do respeito.

Saúde * Aprimorar o programa Mais Médicos; * Ofertar cursos para médicos estrangeiros para permitir a realização do Revalida; * Criar plano de carreira para os médicos que trabalhem no interior do país; * Aumentar vagas em cursos de medicina e para residências médicas.

Transporte público/mobilidade * Implementar a Política Nacional de Mobilidade Urbana; *Acelerar obras de integração de modais de transporte público; * Apoiar Estados e municípios na implantação de centros integrados de logística para solucionar os problemas de trânsito; * Incentivar a renovação da frota de trens, metrôs e ônibus.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave