Risco calculado

Letícia Birkheuer volta ao ar em “Império”, atual trama das 21h, depois de quatro anos sem fazer televisão

iG Minas Gerais | luana borges |

Maternidade. Outro questão que afastou Letícia Birkheuer das produções da telinha foi o fato de ter se tornado mãe
Jorge Rodrigues Jorge/CZN
Maternidade. Outro questão que afastou Letícia Birkheuer das produções da telinha foi o fato de ter se tornado mãe

Letícia Birkheuer gosta de se arriscar. Com quase uma década de carreira, a atriz se sente mais segura do que nunca em experimentar novas possibilidades em cena. E encara “Império”, onde interpreta a jornalista Érika, como uma espécie de recomeço. Afinal, fazia quatro anos que ela não atuava na televisão. Nesse período, se tornou mãe e estreou nos palcos em 2013, experiência que lhe trouxe mais maturidade na carreira. Mas o intervalo também causou um frio na barriga quando Letícia soube que voltaria ao ar. Principalmente pelo fato de ser em uma trama das 21h. “Estava muito querendo voltar a trabalhar e essa novela foi uma prova de fogo para mim. Me dediquei bastante e estou feliz que as coisas estão dando certo. Mas é óbvio que fiquei nervosa”, assume ela, que foi convidada diretamente pelo autor Aguinaldo Silva.

Para dar conta do recado, Letícia contratou a coach Andrea Cavalcanti por conta própria. Com ela, a atriz estuda o texto e define as possibilidades que pode explorar na pele de seu papel. “Andrea me ajuda a descobrir as relações com os outros personagens e me dá ideias. Não que eu vá usar tudo o que ela diz porque, na hora, quem decide é a direção da novela. Mas é bom ter uma pessoa para propor coisas”, ressalta.

Além disso, Letícia dedicou boa parte do seu tempo no laboratório que fez acompanhando o trabalho de publicações especializadas em celebridades. Durante a imersão, a atriz absorveu referências para compor sua jornalista e ainda conheceu curiosidades do meio. “Foi engraçado descobrir que o que dá mais clique é subcelebridade. Por exemplo, uma mulher que não é tão conhecida, mas foi para a praia e deixou o biquíni cair. E geralmente a pessoa faz de propósito, para aparecer”, diz, às gargalhadas. Como Letícia trabalhou por muito tempo como modelo, se acostumou a lidar com a imprensa. Experiência que também aproveitou para a personagem. “Sempre convivi muito nesse meio, então muitas coisas eu já sabia como funcionavam”, avisa.

Parceira de cena de Paulo Betti, que interpreta o blogueiro Téo, Letícia não teve a oportunidade de fazer a preparação ao lado do ator. Mas os dois costumam estudar o texto juntos antes da gravação e a atriz aproveita para pegar o máximo de dicas com ele. “Paulo me ajuda, me dá uns toques. É uma pessoa que quer que fique bom, que está preocupada e isso é muito legal. Além do que, nos divertimos, damos risada”, revela. É da dobradinha com o ator, aliás, que Letícia mais escuta comentários das pessoas, tanto nas ruas como nas redes sociais. Inteirar-se da opinião do público é um cuidado que a atriz tem. “Acho importante ter esse feedback. Por mais que tenha um crítico de TV ou outro que fale uma coisa, o que vale para gente é o que o público acha, assim como os diretores e o autor”, pondera.

Perfil

Nome completo:

Letícia Birkheuer

Data de nascimento:

25 de abril de 1979

Local de nascimento:

Passo Fundo (RS)

Signo: Touro

Últimos papéis na TV:

Natasha de “Cama de Gato” (2009), Raquel de “Desejo Proibido” (2007)

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave