Projeto de plantio de árvores é apresentado na Itália

Associação atua ao longo da Estrada Real com o propósito de repaginar o paisagismo

iG Minas Gerais | Queila Ariadne |

Acer plantou 60 mil árvores ao longo da Estrada Real desde 2003
Acer / Divulgacao
Acer plantou 60 mil árvores ao longo da Estrada Real desde 2003

Uma área degradada, margens de um rio assoreado, contorno de uma nascente desprotegida ou simplesmente praças e ruas desnudas. São nesses lugares que o projeto Árvore é Vida, desenvolvido pela Associação das Caminhantes da Estrada Real (Acer), faz a diferença com recomposição da vegetação. A ideia, que começou em 2003 e já atingiu a marca de 60 mil árvores plantadas pelas cidades ao longo da Estrada Real, virou exemplo na Itália. Nesta semana, a iniciativa foi apresentada em um fórum internacional de debate urbanístico em Caserta, perto de Nápoles.

O modelo foi levado pela assessora de meio ambiente da Acer, a arquiteta Gabriela Ferreira Ladeira Torres. “Este fórum pensa a cidade da qual todos nós precisamos, e o projeto Árvore da Vida foi muito bem recebido”, disse Gabriela. A arquiteta explicou que a proposta é pensar coletivamente o meio ambiente, disseminando práticas urbanísticas sustentáveis. “Nossas cidades aí estão, vão ter seus problemas cada vez mais desdobrados à medida que crescem, e temos que buscar soluções. Nosso projeto propõe repaginar o paisagismo”, explicou.

Uma das fundadoras da Acer, Diva Dorothy Safe Carneiro contou que, quando uma prefeitura entra em contato com a associação solicitando o plantio, tudo é cuidadosamente planejado com envolvimento da comunidade como, por exemplo, concurso de redações nas escolas. “As árvores não são aleatoriamente escolhidas, nós estudamos a espécie local e seguimos”.

O projeto conta com suporte técnico de parceiros como a Empresa de Assistência Técnica e de Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) e o Instituto Estadual de Florestas (IEF), com doação de mudas e acompanhamentos. O Árvore é Vida, idealizado pela BPW (International Federation of Business and Professional Women) e registrado na Organização das Nações Unidas (ONU), está presente em 90 países. No Brasil, é representado pela Acer.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave