Jovens maestros ganham oportunidade

Filarmônica de Minas Gerais promove laboratório com novos regentes em concerto inédito no Sesc

iG Minas Gerais | Deborah Couto |

Novos regentes. Filarmônica de Minas Gerais dá oportunidade para novos regentes se apresentarem
eugênio sávio/divulgação
Novos regentes. Filarmônica de Minas Gerais dá oportunidade para novos regentes se apresentarem

Pioneiro no Brasil, o programa Laboratório de Regência tem como vitrine dois concertos da Filarmônica de Minas Gerais, que se apresenta hoje no Sesc Palladium. Dedicada a jovens regentes, a iniciativa fornece ensaios e aulas técnicas ministradas pelo maestro Fabio Mechetti. “São regentes que estão num momento de carreira em que já deixaram de ser estudantes, mas ainda não têm espaço para colocar em prática o que já aprenderam”, diz Mechetti. “Esta é uma oportunidade que têm de praticarem. Ficaria muito contente se ela fosse seguida por outras filarmônicas brasileiras”, completa.

Os jovens regentes são Lucas Paiva, Márcio Steuernagel, Yuri Azevedo e Fabio Loutfi, todos com idades entre 22 e trinta e poucos anos, segundo Mechetti. De acordo com o regente, começar não é tão difícil, já que, no Brasil, há cursos e festivais que oferecem essa oportunidade e, na maioria das vezes, um maestro cria sua própria orquestra. “Na maioria das vezes, no entanto, os talentos têm de sair do país para buscar experiência diária, um convívio cultural mais rico, e se especializar”, diz.

Esse acúmulo de experiência para um regente não se dá do dia para a noite. Segundo Mechetti, o instrumento de um regente é a orquestra e quanto mais repertório um maestro acumula, mais experiência adquire. “Estava conversando, agora mesmo, com os rapazes e dizendo a eles que é nessa fase que eles têm de estudar, acumular repertório. Quando chegarem à minha idade, não terão mais tempo para estudo”, conta.

Agenda

O que. Concerto de encerramento do 6º Laboratório de Regência

Quando. Hoje, às 20h

Onde. Sesc Palladium (rua Rio de Janeiro, 1046, centro)

Quanto. Entrada Franca

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave