VW Golf é o mais seguro em teste do Latin NCAP

Hatch ganhou cinco estrelas em proteção para adulto e criança; Toyota Corolla também foi bem avaliado

iG Minas Gerais | Da redação |

Volkswagen Golf para por crash-test realizado pelo Latin NCAP
Latin NCAP/Divulgação
Volkswagen Golf para por crash-test realizado pelo Latin NCAP

O Latin NCAP, instituto independente voltado para a segurança veicular, divulgou na última quinta-feira (23) os resultados de mais uma rodada de crash-tests com automóveis vendidos no Brasil. Dessa vez, os modelos avaliados foram o Volkswagen Golf e o Toyota Corolla.

A boa notícia é que ambos os modelos se saíram bem. O hatch, aliás, foi o primeiro modelo qualificado com a nota máxima – cinco estrelas – tanto na proteção de adultos quanto na de crianças. Já o sedã também teve a proteção para adultos avaliada com cinco estrelas, mas ficou com apenas quatro na relativa a crianças.

Os resultados satisfatórios dos dois modelos, segundo o Latin NCAP, são explicados pelo bom projeto de deformação programável, que manteve os habitáculos praticamente intactos, e também à presença de itens de segurança, com destaque para os ganchos padrão Isofix para ancoragem de cadeirinhas infantis, que permite a instalação do equipamento diretamente na estrutura do veículo, e não nos cintos de segurança.

Pela primeira vez, além do crash-test frontal, que consiste em uma colisão contra um obstáculo deformável a 64 km/h, montada de modo a abranger 40% da dianteira do veículo, os resultados foram baseados também em um crash-test lateral, no qual uma barreira móvel atinge a lateral do carro a 50 km/h.

O instituto destaca que o Golf tem mais equipamentos de série que o Corolla. O hatch vem com sete airbags (frontais, laterais e do tipo cortina) em todas as versões, enquanto as configurações básicas do sedã vem apenas com as bolsas frontais. Além do mais, o Volkswagen tem controles eletrônicos de estabilidade e tração, indisponíveis no Toyota.

Desde 2010, o Latin NCAP já avaliou 34 automóveis à venda nos países do Mercosul.

Leia tudo sobre: teste de colisãocrash-testLatin NCAPVolkswagenVWVolksToyotaCorollasegurança