LDB começa com clássico mineiro em Curitiba

Principal competição de base do país ganhou credibilidade após mandar destaque da última edição para a NBA

iG Minas Gerais | DANIEL OTTONI |

Bruno Caboclo é uma das grandes inspirações para os jovens talentos do basquete brasileiro
LUCAS FIGUEIREDO
Bruno Caboclo é uma das grandes inspirações para os jovens talentos do basquete brasileiro

Principal competição de basquete, quando o assunto é oportunidades para jovens talentos, a Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) começa neste domingo.

Uma das partidas envolverá os dois mineiros na competição. Minas Tênis Clube e Unitri-Praia Clube, de Uberlândia, se encontram em Curitiba.

Esta será a quarta edição do torneio que, no último ano, revelou para fronteiras além do país, o ala Bruno Caboclo. Para se ter uma noção do potencial de Caboclo, de 18 anos, ele foi escolhido, no draft da NBA, pelo Toronto Raptors.

"A história do Caboclo é o futuro. Imagine se a cada ano a gente tivesse um atleta como ele, tendo o mesmo destino? É isso que a gente quer. Imagine daqui dez anos, quando já tivermos mais dez edições da LDB, o que será do basquete. Vamos esperar e acompanhar, mas volto a dizer que o projeto mais querido do Ministério do Esporte é a LDB", destaca Ricardo Leyser, secretário nacional de Esportes de Alto Rendimento.

Nove estados (Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo) estarão representados. Na última edição, o Flamengo foi o campeão ao vencer o Minas.

"A expectativa é a melhor possível. Nós temos que buscar cada vez mais clubes, mais meninos praticando o basquete. Conseguimos que um deles fosse para a NBA após a edição passada, que é um fato raro e de muito orgulho para nós, mas só de os garotos estarem fazendo parte das equipes adultas e, isso, felizmente, nós já estamos conseguindo", disse Cássio Roque, presidente da Liga Nacional de Basquete (LNB).

Muitos dos jogadores que disputam a LDB também fazem parte do Novo Basquete Brasil, principal competição do país na categoria adulta. Prova disso é a presença de 114 jogadores nas 17 equipes do país. Destes, 76 entraram em quadra e tiveram a chance de mostrar seu valor frente a jogadores de maior experiência.

Confira as 24 equipes participantes da LDB 2014: Associação de Basquete de Anápolis (GO) Basquete Cearense (CE) Paschoalotto/Bauru (SP) Blumenau (SC) Botafogo (RJ) UniCEUB/BRB/Brasília (DF) Basquete Curitiba/Círculo Militar (PR) Flamengo (RJ) Franca Basquete (SP) Grêmio Náutico União (RS) Winner/Limeira (SP) Macaé Basquete (RJ) Minas Tênis Clube (MG) Mogi das Cruzes/Helbor (SP) Clube Náutico Capibaribe (PE) Paulistano/Unimed (SP) Pinheiros/SKY (SP) Clube Regatas Campinas (SP) Taubaté Basketball (SP) AABJ Joinville (SC) Sport Club do Recife (PE) Tijuca Tênis Clube (RJ) Tittas/SEST/SENAT (PR) Unitri/Praia Clube (MG)