Neves terá R$ 43 mi para três obras de mobilidade

BR–040, LMG–506 e avenida Civilização terão intervenções

iG Minas Gerais | Camila Bastos |

Compromisso. Termo foi assinado ontem, entre Caixa Econômica, governo federal e prefeitura
Assessoria de Comunicacao /PMRN
Compromisso. Termo foi assinado ontem, entre Caixa Econômica, governo federal e prefeitura

O município de Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte, irá licitar em novembro três obras de mobilidade urbana para melhorar as condições de tráfego da cidade. Representantes da União, da prefeitura e da Caixa Econômica Federal (CEF) assinaram nesta quinta um termo de compromisso que permite liberar R$ 43 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), da União, para as intervenções. Segundo a prefeita, Daniela Corrêa (PT), as obras devem ficar prontas até dezembro de 2016, quando termina o mandato dela.

Uma das intervenções é a ligação externa entre a LMG–506 e a BR–040, próximo ao centro industrial de Ribeirão das Neves. A expectativa é que a intervenção alivie o congestionamento no centro da cidade. Outra melhoria é a construção de uma alça na BR–040, que vai dar acesso a Belo Horizonte e evitar um retorno de 5 km. A terceira intervenção é a revitalização da avenida Denise Cristina Rocha (conhecida como avenida Civilização), que liga o centro do município à LMG–06. Segundo a prefeita, como sempre há alagamentos na via, o asfalto será refeito, e a avenida vai passar por obras de drenagem e receber pistas exclusivas para circulação ônibus. “Estamos do lado de Belo Horizonte e somos um dos municípios mais pobres do Estado”, disse a prefeita, justificando a necessidade de investimentos federais em Ribeirão das Neves – onde, segundo ela, 60% dos 303 mil habitantes trabalham em outras cidades da região metropolitana. Mobilidade. Secretário nacional de mobilidade, Raphael Rezende Neto destacou a importância de realizar obras de mobilidade urbana em uma cidade-dormitório, como ele descreveu Ribeirão das Neves. Segundo Rezende Neto, o número de carros no município aumentou mais que a quantidade de moradores da cidade, o que significa complicações no trânsito, ainda muito vinculado à BR–040. “A população do município cresceu cerca de 10% nos último anos, enquanto o número de veículos particulares aumentou por volta de 30%, disse o secretário.

Avenida Obras. Trechos da avenida Denise Cristina Rocha (Civilização) vão receber abrigos de ônibus e ter as calçadas reformadas, segundo a prefeita. Cerca de 36 mil veículos circulam na via diariamente.

Saiba mais Frota. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Ribeirão das Neves tem aproximadamente 54 mil carros e 20 mil motocicletas. Isso significa média de quatro pessoas por veículo. Na capital, essa média é de aproximadamente duas pessoas por veículo. Justinópolis. Conforme a Prefeitura Municipal de Ribeirão das Neves, cerca de 57% da população da cidade vive no distrito de Justinópolis, localizado a cerca de 10 km do centro do município, 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave