Árbitro Carlos Amarilla cobra postura e preparo físico dos colegas

Paraguaio ministrou palestra para mineiros em simpósio de arbitragem promovido pela Federação Mineira de Futebol

iG Minas Gerais | THIAGO NOGUEIRA |

ESPORTES BH MG: PRIMEIRO SIMPOSIO DE ARBITRAGEM , PALESTRA COM O ARBITRO PARAGUAIO CARLOS AMARILLA. NA FOTO: 
FOTO: DENILTON DIAS / O TEMPO / 23.10.2014
DENILTON DIAS / O TEMPO
ESPORTES BH MG: PRIMEIRO SIMPOSIO DE ARBITRAGEM , PALESTRA COM O ARBITRO PARAGUAIO CARLOS AMARILLA. NA FOTO: FOTO: DENILTON DIAS / O TEMPO / 23.10.2014

Árbitro da Copa do Mundo da Alemanha, em 2006, o paraguaio Carlos Amarilla ministrou ontem à noite uma palestra motivacional para os árbitros mineiros. Em época de grande pressão sobre a arbitragem, Amarilla procurou mostrar como deve ser a postura em campo e cobrou um bom preparo físico dos colegas.

"O treinamento tem que ser constante. Hoje precisamos ter preparadores fisicos, que nos treine para chegar bem fisicamente no fim de semana. Se você está perto da jogada, tem mais credibilidade e ganha o respeito do jogador”, afirmou Amarilla, que completa 44 anos no próximo dia 26. “Hoje não tem mais essa de correr em diagonal, tem que ser atleta”, completou.

O paraguaio segue apitando e, como todo árbitro, sempre tem polêmicos no currículo. O mais recente lembrado pelos brasileiros foi na Libertadores do ano passado, no empate de 1 a 1 entre Corinthians e Boca Juniors que acabou eliminando o time paulista.

Falando em um português bem compreensível, usando-se inclusive de gírias, Amarilla arrancou risadas dos colegas em explanação. “O arbitro tem que ser fino, elegante na vestimenta. Se a gente chegar de calça jeans, o que eles vão pensar?”, indagou.

Com as partidas com cada vez mais câmeras, o árbitro tem que ter atitude e tomar alguns cuidados. “Tem que ser artista. O cara (espectador de TV) está lendo o que você está falando”, ressaltou.

“Tem que saber ser justo, ser valente e decidido. Se tem que expulsar com 30 segundos, expulse. Se tem que marcar pênalti aos 45 min do segundo tempo, marque”, reforçou.

Simpósio

A Federação Mineira de Futebol (FMF), em parceira com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (Anaf), promove o I Simpósio de Aprimoramento dos Árbitros de Elite de Minas Gerais. O ciclo de palestras começou ontem. Hoje e amanhã acontecem outros encontros com a participação de instrutores da Fifa e membros da comissão de arbitragem da CBF, da Anaf e da FMF.

Reivindicação

A Anaf entrou com um pedido de participação dos árbitros nos direitos de imagem junto à Rede Globo, detentora dos direitos de transmissão das competições nacionais. Uma reunião hoje no Rio de Janeiro vai discutir o assunto.

Leia tudo sobre: carlos amarillafmfsimpósioarbitros