Nasa divulga áudios como 'Houston, we've had a problem' no SoundCloud

Agência recomenda que sons virem toque de celular ou aviso no computador; em domínio público, arquivos no serviço de streaming podem ser baixados por qualquer um

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Cientistas buscam entender mudanças climáticas que ocorreram no planeta
Divulgação/Nasa
Cientistas buscam entender mudanças climáticas que ocorreram no planeta

A Nasa, Agência Espacial Americana, criou uma conta no SoundCloud (clique aqui para ouvir) para publicar áudios muito famosos de astronautas em missões fora da Terra. O canal no serviço de música por streaming foi lançado na semana passada e reúne 62 áudios.

Segundo a agência, esta é uma "coleção de sons de voos históricos ao espaço e de missões em andamento”, que inclui, dentre outros, o mundialmente conhecido comunicado do astronauta Jack Swigert, da Apollo 13: “Houston, we’ve had a problem” (Houston, tivemos um problema).

A Nasa permite que os usuários façam o que quiserem com os áudios, mas sugere que se tornem, por exemplo, toques de ligação. "Você pode ouvir a frase ‘Um pequeno passo para um homem, um gigante salto para a humanidade’, de Neil Armstrong, todas as vezes que você pegar o seu celular”.

Segundo o diretor de redes sociais da Nasa, Jason Towsend, o áudio mais popular até agora é o da construção do próximo foguete que irá ao espaço.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave