Trinta cidades estão na lista

O município de Itambacuri, no Vale do Rio Doce, já está em estado de emergência, mas vai alterar o pedido para calamidade pública

iG Minas Gerais |

De cada cem municípios mineiros, 19 estão em situação de emergência causada pela estiagem ou seca. São 163 cidades nessa situação, de acordo com a Defesa Civil, e outras 30 cujos pedidos ainda não foram analisados.  

Um dos municípios que ainda aguardam a aceitação do pedido é Piumhi, no Centro-Oeste do Estado. Com queda de 60% na captação de água, o abastecimento está sendo feito com uso de caminhões-pipa e captação em um rio mais distante.

“Nossos caminhões-pipa não são suficientes, as criações dos fazendeiros estão morrendo, e os açudes, secaram todos”, diz o diretor adjunto do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) do local, Eduardo de Assis. Segundo ele, já acontece rodízio de abastecimento nos bairros da cidade.

O município de Itambacuri, no Vale do Rio Doce, já está em estado de emergência, mas vai alterar o pedido para calamidade pública. De acordo com a Defesa Civil municipal, um dos reservatórios da cidade secou. Não chove na cidade desde fevereiro, e o abastecimento é feito em sistema de rodízio.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave