Chuva alivia calor em até 10 graus, mas não muda situação de nascentes

Depois de 20 mm de chuva, temperatura média nesta terça-feira é de 27,7° C; até a tarde desta quarta (21) estão previstas outras pancadas

iG Minas Gerais | Gustavo Lameira |

Cidades / Belo Horizonte /  Minas Gerais -  BRASIL /

apos longo periodo de seca em Belo Horizonte amanheceu com dia nublado devido a forte chuva de ontem a noite.

Foto: Uarlen Valerio/ O tempo - 21-10-2014
Uarlen Valério
Cidades / Belo Horizonte / Minas Gerais - BRASIL / apos longo periodo de seca em Belo Horizonte amanheceu com dia nublado devido a forte chuva de ontem a noite. Foto: Uarlen Valerio/ O tempo - 21-10-2014

Choveu 20 milímetros em Belo Horizonte e região metropolitana entre a noite dessa segunda-feira (20) e a madrugada desta terça (21).

De acordo com o Tempo Clima PUC Minas, o volume registrado foi o esperado para período. E, apesar de rajadas de ventos consideráveis, de até 40 km/h, a chuva serviu apenas para aliviar o calor, com queda na temperatura média em cerca de 10 graus.

No domingo (19), um dos dias mais quentes do ano, os termômetros marcaram 36,6° C. Nessa segunda (20), antes da chuva, 31,8° C. Nesta terça são 27,7° C. Ainda estão previstas pancadas de chuva para a noite desta terça, e a tarde desta quarta-feira (22). Para o restante da semana, a temperatura não deve ultrapassar os 29° C.

De acordo com o meteorologista Heriberto dos Anjos, "para repor volume de reservatórios, e para que haja a recuperação de nascentes este volume de chuva foi insignificante. O volume médio para a região durante a estação chuvosa é de 1.300 milímetros", explicou.

Chuvas de granizo também são comuns para o período, mas não houve registro e nem há previsão para o fenômeno em BH e região. Somente a partir do final deste mês e primeira semana de novembro é que devem vir as chuvas mais significativas.

Defesa Civil

De acordo com a Defesa Civil Municipal a região com maior volume de chuva foi a do Barreiro, com 47 mm; seguida da Oeste, com 41 mm; Pampulha, com 35,6 mm; Venda Nova, 33,6 mm;  Noroeste, 30,2 mm; Leste, 26,8 mm; Nordeste, 22,4 mm; Norte com 20 mm e a Centro-Sul foi a menos atingida, com apenas 0,2 mm de chuva.

Houve ainda registro de ocorrências de alagamento nas regionais Venda Nova, Norte e Centro-Sul; e de destelhamento de casas, na regional Nordeste.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave