Caminhada segue sob controle

Pelas projeções de desempenho do líder e dos rivais, título pode vir na 36ª rodada do torneio

iG Minas Gerais | Diego Costa |

Cercado de apoio. O goleiro Fábio foi muito assediado pelos torcedores cruzeirenses durante o desembarque ontem em Confins
Uarlen Valério
Cercado de apoio. O goleiro Fábio foi muito assediado pelos torcedores cruzeirenses durante o desembarque ontem em Confins

O triunfo sobre o Vitória, em Salvador, acalmou não somente a torcida, mas também os números do Cruzeiro na corrida pelo tetracampeonato brasileiro. Após duas derrotas seguidas na competição, a folga que os mineiros apresentavam na tabela chegou a ser ameaçada.

Atualmente, o aproveitamento celeste é de 67,8%. Dentro do campo das comparações, após a 29ª rodada do Brasileirão de 2013, o Cruzeiro tinha 71,3% de aproveitamento. A taça veio na 34ª rodada, ao bater o Vitória, por 3 a 1, a quatro jornadas do término da competição nacional. Naquela altura, o time chegou a 74 pontos.

Neste ano, a expectativa para saber a rodada em que os comandados de Marcelo Oliveira garantirão matematicamente a taça fica por conta da diferença entre os aproveitamentos do primeiro turno e do segundo. Até a 19ª rodada, os mineiros tinham 75,44% de aproveitamento. Na virada para o segundo turno, os números caíram. Em dez jogos, a Raposa somou cinco vitórias, quatro derrotas e um empate, com um aproveitamento de 53,34%.

A partir da 30ª rodada da campanha do tricampeonato, os comandados de Marcelo Oliveira perderam para o Coritiba e venceram as quatro partidas seguintes e chegando aos 74 pontos. No entanto, a diferença para o segundo colocado, na 29ª rodada, era de dez pontos. O gremistas, vice-líderes, tinham os mesmos 52 pontos. Assim, dentro do que os principais concorrentes têm apresentado na competição, o título poderia ser garantido na 36ª rodada, no jogo contra o Goiás, no Mineirão, no dia 23 de novembro.

Certo é que a matemática segue a favor dos mineiros. O site Chance de Gol aponta que o Cruzeiro tem 94,8% de probabilidade de chegar ao tetracampeonato. Em seguida, o Atlético é apontado como principal rival na briga pela taça, mas com 1,9%. Já o Infobola aponta que os celestes têm 91% de chances de levar o caneco. O São Paulo, em segundo, tem 4%. Por fim, o site Probabilidades no Futebol, da UFMG, mostra o Cruzeiro com 85,7% de chances, contra 5,5% do tricolor paulista.

“A sequência ninguém quer perder, mas pela vantagem que a gente tinha era um momento que poderia acontecer. Porém, conseguimos manter, mesmo perdendo duas seguidas, a nossa vantagem no Brasileiro. Mas esses tropeços não colocaram nenhum tipo de descrédito em nossa equipe”, comentou o goleiro Fábio, reforçando a tranquilidade na caminhada para o título.

Casa cheia

Empolgados. Mais de 21 mil torcedores, incluindo os Sócios do Futebol, já confirmaram presença no jogo contra o Palmeiras nesta quarta, às 19h30, no Mineirão. O jogo é válido pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro.

De acordo com o clube, o número é referente ao primeiro dia de venda do bilhetes, que começaram a ser comercializados na manhã desta segunda. As vendas continuam nesta terça, no ginásio do Barro Preto e na bilheteria sul do Mineirão. Para o torcedor comum, os preços variam de R$ 50 a R$ 130. Os sócios têm direito à compra de dois bilhetes, com 30% de desconto em um deles. Lembrando que a partida contra os paulistas quase saiu da capital mineira por causa da perda de um mando de campo, imposta pelo STJD, por causa dos incidentes do último clássico contra o Atlético.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave