"Gatos" prejudicam o fornecimento de luz constantemente em Betim

Ligações clandestinas além de comprometer o fornecimento de energia, provocam acidentes graves e até fatais, podendo trazer também desagradáveis consequências judiciais

iG Minas Gerais | Breno de Araújo |

Assim que técnicos descobrem um
LEO FONTES - 4.10.2011
Assim que técnicos descobrem um "gato", como são conhecidas essas ligações, é feito o desligamento imediato

Os moradores do bairro Icaivera, em Betim, reclamam da falta de luz. Na tarde de ontem (19) a história se repetiu, o fornecimento de energia foi interrompido e voltou no início da tarde desta segunda-feira (20).

Segundo o morador Afrânio de Souza Max, as quedas no fornecimento de energia são frequentes no bairro; "ontem a luz acabou no início da noite e só voltou hoje, foram quase 24 horas sem luz". Afrânio ainda reclama que já teve eletrodomésticos estragados, segundo ele, por causa das oscilações no fornecimento de luz.

Segundo a Companhia Energética de Minas Gerais - CEMIG, uma equipe já foi enviada ao bairro para resolver o problema. Ainda de acordo com a CEMIG, o fornecimento de energia no bairro é constantemente prejudicado por ligações clandestinas, que acabam gerando sobrecarga na rede. Assim que técnicos descobrem um "gato", como são conhecidas essas ligações, é feito o desligamento imediato.

Riscos

A empresa faz um alerta sobre ligações clandestinas; os "gatos", além de comprometer o fornecimento de energia, provocam acidentes graves e até fatais, podem trazer desagradáveis consequências judiciais, como ter que responder pelo crime de furto, ficando sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal que prevê multas e pena de um a oito anos de reclusão, além da obrigação de ressarcir toda energia furtada e não faturada.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave