Prêmio Jovem Cientista está com inscrições abertas

Este ano, estudantes do ensino médio e da educação superior, mestres e doutores têm o desafio de desenvolver projetos sobre o tema Segurança Alimentar e Nutricional

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

ECONOMIA . BELO HORIZONTE MG

Olimpiada do Conhecimento traz a Belo Horizonte o Festival Internacional de Robotica

FOTO: LINCON ZARBIETTI / O TEMPO / 02.09.2014
Lincon Zarbietti / O Tempo
ECONOMIA . BELO HORIZONTE MG Olimpiada do Conhecimento traz a Belo Horizonte o Festival Internacional de Robotica FOTO: LINCON ZARBIETTI / O TEMPO / 02.09.2014

A 28ª edição do Prêmio Jovem Cientista está com as inscrições abertas até o dia 19 de dezembro. Este ano, estudantes do ensino médio e da educação superior, mestres e doutores têm o desafio de desenvolver projetos sobre o tema Segurança Alimentar e Nutricional.

Enquanto 3,4 milhões de pessoas ainda passam fome no Brasil, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o esforço do Poder Público pra tirar as famílias desta situação e elevar a renda abriu espaço para a discussão sobre a falta de qualidade dos alimentos consumidos pela população.

São inúmeras as possibilidades de abordagem para o tema. O representante da FAO no Brasil, Alan Bojanic, disse que já participou de eventos com jovens para incentivar a discussão sobre o assunto. “Segurança alimentar não é só para nutricionista, ela está em várias áreas de produção, como transporte e comunicação. Há uma multidisciplinaridade muito ampla para tratar o tema da segurança. Precisamos resolver os problemas pensando no futuro e ele começa por trabalhar com a juventude de hoje”, avalia.

Para orientar os estudantes, o regulamento do prêmio definiu 11 linhas de pesquisa para as categorias mestre, doutor e estudante da educação superior. Para o ensino médio, são cinco subtemas. As pesquisas devem ter aplicação prática na solução de problemas de uma localidade específica ou do país.

Os estudantes do ensino médio ainda têm disponível aulas pela internet sobre segurança alimentar e nutricional, que ajudam a dar os primeiros passos na elaboração da pesquisa. O material didático e informações para inscrição podem ser encontradas no site da premiação.

O Prêmio Jovem Cientista é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Fundação Roberto Marinho, e conta com patrocínio da Gerdau e da BG Brasil.  

Leia tudo sobre: PrêmioJovemCientistaBrasilEstudantesEducaçãoinscrições