Vestibular da PUC Minas tem índice de desistência abaixo da média

Curso de medicina foi o mais procurado; gabarito oficial das provas está disponível na internet

iG Minas Gerais | Raquel Sodré |

CIDADES : BELO HORIZONTE - PUC MINAS CAMPOS CORACAO EUCARISTICO . VETIBULAR 1/ 2015 NO CAMPOS CORACAO EUCARISTICO.
FOTO : JOAO GODINHO / O TEMPO 19.10.2014
JOAO GODINHO / O TEMPO
CIDADES : BELO HORIZONTE - PUC MINAS CAMPOS CORACAO EUCARISTICO . VETIBULAR 1/ 2015 NO CAMPOS CORACAO EUCARISTICO. FOTO : JOAO GODINHO / O TEMPO 19.10.2014

Quase 14 mil estudantes prestaram o vestibular da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) na tarde deste domingo (19). Eles disputaram 8.236 vagas oferecidas pela universidade nos campi de Belo Horizonte, Betim e Contagem, na região metropolitana da capital.

Segundo a instituição, 914 pessoas não compareceram para fazer a prova. O número corresponde a 6,4% das inscrições. “É um percentual muito abaixo do normal, que costuma ser cerca de 10%”, afirmou o chefe do Centro de Registros Acadêmicos, professor Félix de Araújo Souza.

Como de costume nos últimos anos, o curso de medicina foi o mais procurado. Cada inscrito no vestibular para o curso disputa uma vaga com outros 77 candidatos. Para a estudante Fernanda Ribeiro, 18, também não será fácil. Ela disputa uma vaga no curso de direito, que tem 12,66 candidatos por vaga. Mas ela está confiante. “A prova estava dentro do que eu esperava, acho que vai dar para passar”, espera.

Os resultados das provas devem ser divulgados até o dia 4 de novembro. As matrículas dos aprovados se iniciam na primeira semana de dezembro.

O gabarito oficial pode ser consultado aqui.

Enem

A PUC Minas oferece aos candidatos uma chance extra de ingressar na universidade. Além do vestibular, os estudantes podem também se inscrever para aproveitar as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A universidade analisa as notas dos últimos quatro anos e aproveita a melhor delas, e a inscrição pelo Enem não invalida a inscrição pelo vestibular. “Muitas vezes, acontece de o aluno passar nas duas modalidades. E aí ele escolhe por qual delas quer ingressar”, explica a professora Patrícia Bernardes, vice-reitora e presidente da Comissão Técnica do Processo Seletivo (CTPS). 

A inscrição pelo Enem oferece outras vantagens. Além de ser mais barata do que a inscrição pelo vestibular, o aluno ainda pode se candidatar a quantos cursos quiser. “No vestibular, as provas para os cursos são diferentes, então o estudante não pode se inscrever para tentar medicina e direito, por exemplo. Já pelo Enem, ele pode se inscrever livremente. Se for aprovado em mais de um curso, e eles tiverem horários diferentes, poderá até cursar mais de uma opção - como publicidade e jornalismo, por exemplo”, afirma o professor Araújo Souza.

Das 8.236 vagas da universidade, 15% são dedicadas aos estudantes que quiserem se inscrever pelo Enem. Para quem quiser adotar essa modalidade de seleção, as inscrições continuam abertas até o dia 21 de outubro.  

Leia tudo sobre: puc minasvestibulardesistência