Ibope mostra empate técnico entre candidatos ao governo do Pará

No primeiro turno, a diferença entre eles foi de apenas 1,4 ponto percentual. O peemedebista passou para a segunda rodada da disputa eleitoral com 49,88% dos votos válidos, e o tucano teve 48,48%

iG Minas Gerais | Da Redação |

Separados por uma diferença de pouco mais de 50 mil votos no primeiro turno da eleição para o governo do Pará, os candidatos Helder Barbalho (PMDB) e Simão Jatene (PSDB) aparecem em situação de empate técnico em pesquisa Ibope divulgada nesse sábado (18).

O peemedebista, com 48% de intenções de voto, está numericamente à frente do governador tucano, que disputa a reeleição e tem 45%. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

O total de eleitores que pretendem votar em branco ou anular o voto foi de 3%. Outros 4% não souberam ou não responderam.

Considerando apenas os votos válidos, quando são excluídos brancos, nulos e indecisos, Barbalho tem 52%, e Jatene registra 48%.

No primeiro turno, a diferença entre eles foi de apenas 1,4 ponto percentual. O peemedebista, que é filho do senador Jader Barbalho (PMDB-PA), passou para a segunda rodada da disputa eleitoral com 49,88% dos votos válidos, e o tucano teve 48,48%.

A pesquisa divulgada nesse sábado foi encomendada pela TV Liberal, afiliada da Rede Globo no Pará. O levantamento foi realizado entre os dias 14 e 16 deste mês, com 812 eleitores entrevistados. O índice de confiança é de 95%, e o número de registro no TRE-PA é PA-00052/2014. 

Leia tudo sobre: pesquisaIbopegoverno