Copagaz investe R$ 26 milhões em unidade em Minas Gerais

Planta de Ibirité tem capacidade para produzir 2.300 botijões de gás por hora

iG Minas Gerais | Helenice Laguardia |

Sistema. A unidade de Ibirité, na Grande BH, terá processo de envasamento de gás automatizado
Copagaz / Divulgacao
Sistema. A unidade de Ibirité, na Grande BH, terá processo de envasamento de gás automatizado

A Copagaz, quinta maior distribuidora de GLP (gás de cozinha) do Brasil, está investindo R$ 26 milhões na construção de uma engarrafadora de gás automatizada, em Ibirité, na região metropolitana de Belo Horizonte. O gerente nacional de vendas da Copagaz, Fernando Colombi, diz que as obras já estão no fim e a previsão de inauguração é até o início de 2015. “A capacidade (da planta de Ibirité) é de 2.300 botijões por hora, e ela já começa com a produção de 300 mil botijões por mês, isso corresponde a 300 mil domicílios”, calcula Colombi.

A obra em Ibirité ainda depende da licença de instalação do Estado e da licença de operação da Agência Nacional de Petróleo (ANP). “A inauguração era para ser no último trimestre deste ano, ainda temos esperanças, mas com o atraso da licença, a unidade deve ser inaugurada no início do ano que vem, no primeiro trimestre”, informa o executivo.

Em Ibirité, todos os equipamentos de segurança e de envase do gás de cozinha – alguns importados da Dinamarca e Argentina, principalmente – são os mais modernos possíveis com travas de segurança, de acordo com Colombi.

“No processo de engarrafamento (em Ibirité), a automação é quase plena. Antes, isso precisava de uma quantidade enorme de funcionários para controlar todas as etapas”, diz Colombi, em relação ao diferencial da nova planta mineira.

Mercado. Minas Gerais é o segundo maior mercado da Copagaz, depois de São Paulo. A participação em Minas é de 16% das vendas da Copagaz, de acordo com Colombi. São 8.000 toneladas de gás por mês, o equivalente a 615 mil botijões mensais para a população mineira. “A gente espera crescer 20% em vendas em Minas Gerais em 2015 com a unidade de Ibirité”, calcula. 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave