Minas Gerais tem 160 municípios em situação de emergência

Dados são boletim divulgado pela Defesa Civil Estadual nesta sexta-feira; dos 160 decretos, 115 foram reconhecidos pela Defesa Civil Estadual

iG Minas Gerais | Da redação |

Subiu para 160 o número de cidades mineiras que decretaram situação de emergência devido ao período de seca em todo o Estado. Os dados estão no boletim divulgado pela Defesa Civil Estadual nesta sexta-feira (17).

Segundo o documento, 115 municípios tiveram a situação de emergência reconhecida, 106 pedidos foram homologados e 25, arquivados. Outros 29 pedidos estão sendo analisados.

Esta semana, as cidades de Caeté, na região metropolitana de Belo Horizonte, e Barroso, na região Central do Estado, decretaram situação de emergência devido ao período de estiagem prolongada. Porém, as duas cidades ainda não constam na lista divulgada pela Defesa Civil. Também estão em alerta os municípios de Itapecerica, no Centro-Oeste do Estado, e Viçosa, na Zona da Mata.

Em Formiga, no Centro-Oeste de Minas, a prefeitura decretou estado de calamidade pública, que ainda não foi reconhecido pelo Estado. As aulas da rede municipal da cidade serão interrompidas a partir da próxima segunda-feira (20), por tempo indeterminado, devido às restrições ao uso de água. A prefeitura também proibiu a lavação de carros e instituiu racionamento em todos os bairros, em dias alternados.

Chuva significativa só em novembro

A previsão é que este outubro termine como um dos meses mais secos da história de Minas Gerais. Segundo meteorologistas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em novembro e dezembro deve chover dentro da média histórica em Minas, 227 mm e 339 mm, respectivamente, mas isso não será suficiente para reverter a situação deixada pela estiagem.  

Leia tudo sobre: emergênciasecaestiagemminas gerais