Cansado de perder o metrô, jovem cria app com horários do metrô

"Metrô BH" pode ser baixado gratuitamente na Google Play desde agosto; app apresenta os horários de funcionamento do trem da capital e Contagem, em dias úteis, sábados, domingos e feriados

iG Minas Gerais | ANDERSON ROCHA |

Banner do aplicativo Metrô BH.
REPRODUÇÃO / METRÔ BH
Banner do aplicativo Metrô BH.

Chegar à estação e perder o metrô por questão de segundos deixa amarelo o sorriso de qualquer um: ter que esperar o próximo comboio, sabendo que uma corridinha a mais teria antecipado a viagem de volta para casa, é situação incômoda. "Eu me deparei várias vezes com isso e vi acontecendo com outras pessoas também. Foi aí que resolvi criar o aplicativo", conta o desenvolvedor de app's Bruno Verçosa Martins, 24, criador do "Metrô BH: Horários da estação", ferramenta virtual que apresenta os horários de funcionamento do trem da capital e Contagem, em dias úteis, sábados, domingos e feriados.

O jovem, que trabalha na área de criação de aplicativos em uma empresa pública do Estado, aproveitou uma carência da CBTU e, em um mês de trabalhos nas horas vagas, construiu o projeto, que foi lançado há três meses. "Agora, sempre quando estou a caminho da estação eu já me antecipo. Depois disso nunca mais perdi o trem", afirma Verçosa, que utiliza o meio de transporte quase que diariamente, no trajeto para o trabalho.

Outra função interessante do aplicativo é a possibilidade de agendamento de notificações: assim, toda vez que o próximo metrô chega à sua estação, um aviso é enviado ao aparelho. "É uma forma de nunca mais ficar sem o transporte", conta. O "Metrô BH" pode ser baixado gratuitamente na Google Play, loja de aplicativos para smartphones com sistema Android. De acordo com Bruno, uma versão híbrida, para iOS e Windows Phone, deve ser desenvolvida em breve. 

Mais app's A boa ideia e iniciativa de Bruno não é única nas lojas de aplicativos. Na Google Play e na App Store, o "Ônibus, Trem e Metrô: Moovit" apresenta horários do transporte público em ônibus, trem, metrô e barcas, em cidades como BH, São Paulo, Rio, Fortaleza, Porto Alegre, Curitiba, João Pessoa, Campinas, Bauru e Itajaí, além de mais de 90 cidades ao redor do mundo.

Segundo a TranzMate, dona do app gratuito, o Moovit ajuda a tornar inteligente a experiência de uso de transporte público, pois mostra as melhores rotas, baseado sempre em informações coletadas em tempo real.

Ônibus também Para quem quiser ir além, na Google Play há ainda aplicativos para quem utiliza o ônibus, como o "Ônibus Belo Horizonte", que funciona mesmo se o aparelho não estiver conectado à internet e o "App Bus BH", que faz trabalho semelhante ao anterior.

Há, ainda, o "Horário Fácil", que traz mais de 60 cidades, como Belo Horizonte, Betim, Brumadinho, Caeté, Confins e Contagem, e duas mil linhas; e o "Ônibus RMBH" que funciona como um webview, facilitando as consultas às informações dos sites dos órgãos competentes, de cidades como BH e Contagem.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave