Pumpkin Experience e as cervejas de abóbora

Jantar harmonizado se dedica a lendas e tradições norte-americanas e inglesas

iG Minas Gerais | Da Redação |

Soul cake leva o desenho de uma cruz e cada um, ao ser comido, representaria uma alma a ser libertada do Purgatório
Suellen Tobler / Divulgação
Soul cake leva o desenho de uma cruz e cada um, ao ser comido, representaria uma alma a ser libertada do Purgatório

Ainda pouco conhecidas no Brasil e ideais para a época do Halloween, as cervejas de abóbora terão um momento só para elas na capital mineira: o Pumpkin Experience, no próximo dia 28 de outubro na Villa Adriana. Organizado pela beer sommelier Suellen Tobler, autora do blog Cidade dos Bares, o evento é um jantar lúdico e harmonizado com os rótulos especiais desse estilo americano e já está com convites à venda, por R$ 100.

A noite será aberta com uma surpresa: transformada em coquetel molecular, a inédita cerveja Tricks N’Treats, da microcervejaria mineira Küd, será servida no formato de abóbora. Para acompanhar, uma antiga tradição bretã: o soul cake. Segundo a lenda, nesta época, no dia 28 de outubro, as famílias medievais preparavam a receita e a serviam para pessoas vestidas de trajes esfarrapados, que passavam recolhendo os quitutes – muitos acreditam que este costume deu origem à brincadeira de “doces ou travessuras” do Dia das Bruxas . 

Como entrada, faz as honras o meatloaf, bolo de carne tipicamente norte-americano. Entre os outros rótulos servidos está a Bier Hoff Jerimoon, a Pumpkin Beer mais premiada do Brasil.

Por dentro da pumpkin. No Período Colonial dos Estados Unidos, era difícil conseguir o malte produzido na Europa. Como a abóbora é um fruto abundante na região e contém o açúcar fermentável em quantidades ideais para a produção cervejeira, os americanos inventaram a bebida. Após o início do século 19, o malte conseguia chegar com mais facilidade e a abóbora perdeu espaço.

Resgatada pela cervejaria Buffalo Bill, da Califórnia, virou artigo cool entre os entusiastas do meio. Hoje, as receitas são adaptadas e a abóbora desempenha somente um papel de aromático, já que o açúcar é conseguido através do malte. Nas novas bebidas, também são adicionadas especiarias típicas de tortas de abóboras, como a baunilha, a noz-moscada, a canela e o cravo.

Serviço. “Pumpkin Experience”, dia 28 de outubro, das 20h às 23h59, na Villa Adriana (rua Pium­í, 807, Sion). Jantar com entrada, prato principal e sobremesa, harmonizado com cervejas de abóbora, por R$ 100. Vendas online em  Sympla.com.br/pumpkin­experience__25219. Informações: Facebook.com/PumpkinExperience.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave