Sensação de calor em BH irá aumentar ainda mais nos próximos dias

Na próxima semana, é possível que a cidade bata a meta histórica de calor: a de 37,5° registrados em outubro de 2012

iG Minas Gerais | JULIANA BAETA |

Após bater recorde de temperatura pelo segundo dia consecutivo nessa quarta-feira (15), Belo Horizonte continua registrando altas temperaturas no mês de outubro. O que é muito comum para este período, segundo o meteorologista Heriberto dos Anjos, do Instituto TempoClima Puc Minas. A temperatura máxima nesta quinta-feira (16) é de 32º, enquanto a mínima registrada foi de 21°. Já a umidade relativa do ar continua baixa, em 20º, o que já é considerado estado de alerta.

Ainda conforme a previsão do meteorologista, o calor deve aumentar ainda mais no fim de semana, por causa da massa de ar seco que está ganhando cada vez mais força no Sudeste. Com isso, o calor, que já está grande, vai se intensificar ainda mais em Belo Horizonte e região metropolitana.  A chuva "relâmpago" e inexpressiva que aconteceu nessa quarta, foi devido a uma frente fria que passou pelo oceano e jogou um pouco de umidade sobre a região Central. "Mas foi uma chuva bem isolada", disse Reis.

Mesmo com os recordes de calor, Belo Horizonte já passou por situação pior quando, no dia 31 de outubro de 2012, registrou a temperatura histórica de 37,5º.

Mas é no fim de semana que o calor será ainda mais intenso, subindo gradualmente a partir de então. Nesta sexta-feira (17), a previsão do tempo é de temperatura máxima de 34º e a mínima de 20°. No fim de semana a máxima deve ser de 36° e a mínima de 22°, e na segunda-feira (20) a situação pode piorar, com a previsão de temperatura máxima de 37°, quase chegando ao recorde histórico de Belo Horizonte, e a mínima de 24°.

Lembrando que domingo (19) começa o horário de verão, o que faz com que tenhamos uma hora a mais de calor em Minas Gerais. Mas ainda há uma esperança. Segundo o meteorologista, na próxima semana há uma possibilidade de chuva em Belo Horizonte, mas essa previsão só poderá ser confirmada nesta sexta-feira.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave