Familiares de presos poderão usar UAIs para cadastro de visitas

Medida vai trazer comodidade e conforto aos familiares de detentos de 19 unidades prisionais do Estado, segundo a Secretaria de Estado de Defesa Social

iG Minas Gerais | Da Redação |

Parentes de cerca de 14 mil detentos de 19 unidades prisionais do Estado poderão utilizar as Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) para serviços da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) como o cadastramento de visitas aos detentos nos presídios (íntima, social e assistida); atendimento social aos familiares e entrega de documentos dos presos. A primeira unidade a oferecer os serviços será a UAI de Montes Claros, no Norte de Minas, onde o piloto do modelo será implantado ainda em 2014.

A iniciativa foi formalizada nesta quinta-feira (16) pelos secretários de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, e de Defesa Social, Marco Antônio Romanelli. Com a assinatura do convênio, serão iniciadas as contratações e os treinamentos para oferecer os serviços nas UAIs.

Com a implantação desses serviços nas UAIs, os familiares não precisarão comparecer ao presídio para realizarem cadastramento de visitas ou para solicitar documentos referentes a algum detento. Além disso, as UAIs também vão oferecer atendimento de assistente social, realizado por meio de agendamento.

O secretário Marco Antônio Romanelli falou que esse é mais um passo importante que o Governo de Minas dá em direção à humanização do sistema prisional. “Isso representará mais agilidade e conforto para os familiares de detentos. Haverá também a diminuição do fluxo de pessoas na porta das unidades prisionais, contribuindo também para um aumento da segurança”, afirmou o secretário.

A iniciativa inovadora foi destacada pela secretária Renata Vilhena. “As Unidades de Atendimento Integrado têm um alcance muito grande e estamos sempre buscando inovar por meio da oferta de novos serviços. Fazemos o monitoramento do atendimento nas unidades e o índice de satisfação é muito positivo. O nosso objetivo é atender todos os mineiros ofertando serviços mais simples e melhores”.

O trabalho nas Unidades de Atendimento Integrado terá a orientação do Núcleo de Atendimento à Família (NAF), ligado à Seds, que presta serviço de atendimento à família de presos desde 2011. O NAF funciona no Centro de Belo Horizonte e atende sete unidades prisionais da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Os diretores-gerais e diretores de atendimento das 19 unidades prisionais, situadas nos 11 municípios selecionados também serão referência para os profissionais que atenderão nas UAIs.

Expansão

A partir da aprovação do piloto pelas secretarias, a previsão é que os serviços sejam expandidos para as UAIs de Betim, Governador Valadares, Juiz de Fora, Uberlândia e Varginha.

Relação das 19 unidades que serão atendidas pelo convênio

- Centro de Remanejamento do Sistema Prisional de Betim (Ceresp Betim)

- Presídio de Ibirité

- Centro de Remanejamento do Sistema Prisional de Contagem (Ceresp Contagem)

- Presídio de Brumadinho

- Penitenciária Professor Jason Soares Albergaria (São Joaquim de Bicas)

- Presídio de São Joaquim de Bicas I

- Presídio de São Joaquim de Bicas II

- Presídio de Juatuba

- Penitenciária Professor João Pimenta da Veiga (Uberlândia)

- Presídio Professor Jacy de Assis (Uberlândia)

- Centro de Remanejamento do Sistema Prisional de Juiz de Fora (Ceresp Juiz de Fora)

- Hospital de Toxicômanos Padre Wilson Vale da Costa (Juiz de Fora)

- Penitenciária José Edson Cavalieri (Juiz de Fora)

- Penitenciária Professor Ariosvaldo de Campos Pires (Juiz de Fora)

- Penitenciária Francisco Floriano de Paula (Governador Valadares)

- Presídio de Governador Valadares

- Presídio de Varginha

- Presídio Alvorada de Montes Claros

- Presídio Regional de Montes Claros

Leia tudo sobre: UAIsfamiliaresvisitaspresosdetentos