BH recebe torneio de judô de alto nível

Brasil, Cuba, EUA e Canadá participam do evento; EUA chegam com vários destaques

iG Minas Gerais | DANIEL OTTONI |

Rafaela Silva disputou a repescagem, mas acabou sem medalha
CBJ/Divulgação
Rafaela Silva disputou a repescagem, mas acabou sem medalha

Belo Horizonte será sede de um importante torneio de judô na próxima semana. A Arena Chevrolet Hall vai receber o Super Desafio BRA - Copa Pan-Americana, que contará com delegações do Brasil, Cuba, Canadá e EUA.

O Brasil vai ser defendido por Charles Chibana (66kg), Emanoel de Oliveira (66kg), Rafaela Silva (57kg), Vinícius Panini (81kg), Gustavo Assis (81kg), Bárbara Timo (70kg) e David Moura (+90kg).

Cuba, com a maior delegação (oito atletas, sendo três reservas), será a primeira a desembarcar, nesta sexta-feira pela manhã. As equipes da América do Norte chegam no sábado.

Os EUA chegarão forte com a presença de Ronda Rousey, medalhista olímpica e vice-campeã mundial, além da campeã mundial Kayla Harrison e da medalhista olímpica e vice-campeã mundial Marti Malloy. Já o Canadá chega para ganhar experiência com uma jovem equipe.

Os confrontos começam na segunda-feira com as semifinais, que serão sorteadas neste domingo.   

Pré-evento

Na segunda-feira, primeiro dia da competição, será montado um espaço na Praça da Savassi, quando algumas pessoas serão escolhidas para participar do Mini Desafio BRA de Judô. Os atletas Charles Chibana e Rafaela Silva explicarão aos participantes o jeito correto de vestir o quimono e dar o nó na faixa. Os melhores serão desafiados pelos judocas para uma luta. Quem ficar mais tempo em pé ganhará um brinde, que será enviado para a casa do vencedor.