Filmes para todos os gostos

Mostra de São Paulo começa com 330 produções e homenagem a Pedro Almodóvar

iG Minas Gerais |

Espanhol. Homenageado da Mostra, cineasta terá vários de seus filmes exibidos
Joel Ryan
Espanhol. Homenageado da Mostra, cineasta terá vários de seus filmes exibidos

Começou ontem a 38ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. O evento reúne 330 produções de vários países, incluindo títulos nacionais. O destaque dramático fica por conta da homenagem ao diretor espanhol Pedro Almodóvar. Já o sorriso tem lugar reservado no encerramento da mostra, que contará com uma grande exibição de “O Circo” (1929), de Charles Chaplin (1889-1977), na parte externa do Auditório Ibirapuera. A atração será acompanhada pela Orquestra Experimental de Repertório da Fundação Theatro Municipal de São Paulo.

O público também terá a opção de ver filmes que foram premiados no Festival de Cannes deste ano, como “Winter Sleep”, vencedor da Palma de Ouro, e “FoxCatcher – Uma História que Chocou O Mundo”, estrelado por Steve Carrel e Channing Tatum. O diretor brasileiro Ugo Giorgetti também estará presente, com seu longa “A Cidade Imaginária”. Apesar dos anos de carreira, ele não esconde a expectativa. “Claro que fico ansioso para saber a reação, isso nunca desaparece”. O longa fala dos anseios de um grupo de imigrantes prestes a desembarcar no Brasil.

Na edição deste ano, as produções espanholas terão grande foco. Grande homenageado, o diretor Pedro Almodóvar terá suas principais obras exibidas. “Hoje, quando se fala em cinema espanhol, ele é o primeiro nome que surge na cabeça”, explica Renata de Almeida, diretora da Mostra. Além disso, fãs do cineasta Luis Buñuel (1900-1983) poderão visitar a exposição “México Fotografado por Luis Buñuel”, que reúne fotos realizadas pelo diretor em suas buscas por locações.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave