Prefeitura de Formiga proíbe lavação de carros para economizar água

Medida foi tomada nesta quarta-feira, um dia depois que a cidade decretou calamidade pública por causa da falta de água

iG Minas Gerais | Da redação |

A Prefeitura de Formiga, no Centro-Oeste do Estado, determinou na tarde desta quarta-feira (15) a proibição da lavação de veículos na cidade, tanto em lava-jatos quanto nas ruas. Segundo informações repassadas pela prefeitura, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) vai colocar fiscais nas ruas para garantir que a medida seja cumprida.

A decisão foi tomada com base no decreto de calamidade pública, assinado nessa terça-feira (14). Nesta quarta, a vazão de água na autarquia caiu ainda mais e chegou a 78 litros por segundo. Em tempos normais, esse número chegava a 187 litros por segundo.

Na tarde desta quarta, membros da autarquia, da Prefeitura e de órgãos ambientais se reuniram na Promotoria de Justiça com os produtores rurais que usam água para irrigação acima da captação do Saae. A administração municipal vem fazendo repetidos apelos para que os agricultores retirem menos água do rio para possibilitar o aumento da quantidade de água que chega para tratamento.

Desde setembro, os moradores de Formiga enfrentam racionamento, em dias alternados, nos cinco sistemas que abastecem a cidade. Além disso, estão sendo realizadas ações de conscientização da população e de combate ao desperdício.

 

Leia tudo sobre: águasaaeformigalavaçãocarros