App da Anatel mostra desempenho de operadoras por cidade

Na capital mineira, Claro e Vivo despontam em qualidade de serviço de voz e dados; pelo app, disponível para smartphones e web, cliente acompanha ranking de conexão e quedas

iG Minas Gerais | ANDERSON ROCHA |

Visado.
 Pessoas oferecem chips com números repetidos ou de fácil memorização, por preço salgado
Bruno Figueiredo / O Tempo 26.06
Visado. Pessoas oferecem chips com números repetidos ou de fácil memorização, por preço salgado

Em Belo Horizonte, a Claro é a operadora que oferece a melhor cobertura para serviço de voz, enquanto a Vivo tem a melhor oferta para dados e tem também a maior quantidade de antenas espalhadas pela capital. Estas informações estão presentes no Serviço Móvel, aplicativo lançado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e agora podem ser conferidas por qualquer pessoa. O app, que funciona em iOS, Android e também na web, permite que o cliente faça consultas sobre a qualidade dos serviços de telefonia e internet móvel, em tempo real, em todos os municípios brasileiros.

Além disso, o usuário pode consultar o ranking das operadoras, que é construído a partir de indicadores de acessibilidade, conexão e quedas, todos aferidos pela agência. O sistema também apresenta a evolução da qualidade de cada operadora a partir da conferência do histórico desses indicadores em intervalos de até um ano.

Outra função interessante é a apresentação em mapa de cada uma das antenas das operadoras espalhadas por uma cidade. O sistema as localiza e informa o tipo de cobertura que a estação oferece (2G, 3G ou 4G).

Claro e Vivo em BH No ranking de voz, a Claro é considerada a melhor operadora em Belo Horizonte com indicador de acesso à rede de 99,17%, segundo o Serviço Móvel. Em tempo, as quedas ficam em 0,43%. Seguida de perto, vem a Vivo, com 99,15% de acesso e 1,01% de índice de quedas. Em seguida, vêm TIM (98,47% de acesso e 1,37% de queda) e Oi (97,15%; 0,88%).

Já no ranking de oferta de internet móvel, a Vivo apresenta o melhor desempenho na capital. Isso porque a marca disponibiliza índice de 98,75% de acesso à rede de dados, com quedas de 0,80%. A Claro aparece em seguida, com 98,10% e índice de desconexão de 1,52%. Em seguida, surgem novamente TIM (94,52%; 2,93%) e Oi (85,65%; 0,73%).

Antenas Em relação à quantidade de Estações Rádio Base (ERBs), a Vivo desponta com 294 antenas, seguida pela Oi (268), Claro (236) e TIM (229). Neste quesito, a operadora Nextel aparece, com 104 antenas.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave