Incêndio sem controle fecha Parque Nacional da Serra do Cipó

Fumaça intoxica animais, põe em risco a vida de moradores e comunidades vizinhas e ainda prejudica a visibilidade dos motoristas; brigadistas voluntários atuam no local e pedem ajuda da população

iG Minas Gerais | JULIANA BAETA |

O Parque Nacional da Serra do Cipó, localizado em Santana do Riacho, na região metropolitana de Belo Horizonte, está fechado nesta quarta-feira (15) por causa do incêndio que ocorre no local desde a última sexta-feira (10). No combate ao fogo, estão brigadistas voluntários e do Ibama. Ainda não há previsão de quando o parque será liberado, uma vez que as chamas continuam sem controle. Os esforços dos brigadistas são para que o fogo não chegue a entrada principal do local.

Com o incêndio, espécies da fauna e da flora estão em risco e os animais tentam escapar do fogo, mesmo correndo o risco de ser atropelados na estrada. Eles também são intoxicados com a fumaça, que também atinge casas e comunidades vizinhas, e prejudica a visibilidade dos motoristas que trafegam pela região.

O Corpo de Bombeiros ainda não deu uma previsão de quando irá mandar equipes ao local. A maior dificuldade de se debelar o fogo, é a dificuldade de acesso a vegetação.

Os brigadistas pedem que outros voluntários se juntem a eles, mas para atuar diretamente no combate as chamas, é necessário ter o curso de brigadista. No entanto, pessoas que querem ajudar a conter a situação, podem atuar em outras áreas como na logística, distribuição de alimentos, cadastramento de novos voluntários, centralização de doações, entre outras atividades. Quem puder ajudar, basta ligar no número (31) 3718-7151.

Além deste, outros incêndio acontecem na Grande BH nesta quarta-feira, como no Parque do Rola Moça, na MG-010 em Vespasiano, na MG-020, no bairro Ribeiro de Abreu em Belo Horizonte, na BR-381 em Sabará, e na BR-356, no Belvedere, onde o incêndio, já controlado, destruiu uma área verde de quase 4 mil metros quadrados.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave