Apuração parcial confirma vitória de Evo Morales nas eleições

Dados liberados até o momento indicam que Morales conquista o terceiro mandato com 53,9% de apoio; o principal candidato da oposição, Samuel Doria Medina, soma 30,2% dos votos e o ex-presidente Jorge Quiroga, 11,3%

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

JUAN KARITA/ASSOCIATED PRESS
undefined

O resultado da apuração de 45,71% das urnas na Bolívia confirma a vitória do presidente Evo Morales nas eleições de domingo (12). Os números foram divulgados pelo Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) do país. Os dados liberados até o momento indicam que Morales conquista o terceiro mandato com 53,9% de apoio.

O principal candidato da oposição, Samuel Doria Medina, soma 30,2% dos votos e o ex-presidente Jorge Quiroga, 11,3%.

Segunda-feira (13), a Organização dos Estados Americanos (OEA) elogiou a participação da população nas eleições gerais da Bolívia, mas apontou lentidão na apuração dos votos. “O processo de computação, transmissão e divulgação dos dados foi extremamente lento”, destacou a entidade.

Segundo o grupo de observadores enviado pela OEA ao país, a demora foi provocada por uma série de problemas técnicos e procedimentais e recomendou que o país implemente um sistema de transmissão e difusão de resultados preliminares mais eficaz.

Leia tudo sobre: Evo MoralesEleiçõesBolíviaApuraçãovotosMundovitória