Felicidade da mulher é o segredo do casamento

iG Minas Gerais | Da redação |

Na pesquisa, ao menos um dos cônjuges tinha 60 anos ou mais
arquivo stockxpert
Na pesquisa, ao menos um dos cônjuges tinha 60 anos ou mais

Um estudo publicado pela Universidade de Rutgers, de Nova Jersey, nos Estados Unidos, afirma que o sucesso de um casamento está mais ligado à felicidade da esposa do que à do marido. Segundo a publicação, a satisfação da mulher com a união reflete diretamente num casamento feliz – enquanto o homem tem que estar alegre com sua vida profissional e pessoal.

“Quando uma mulher está satisfeita com o casamento, ela tende a fazer muito mais para o seu marido, o que gera um efeito positivo na vida dele”, disse Deborah Carr, professora do Departamento de Sociologia, Escola de Artes e Ciências.

Segundo a estudiosa, “os homens tendem a expressar menos seus sentimentos, e a infelicidade conjugal pode não refletir em suas esposas”.

Os pesquisadores analisaram dados de 394 casais que fizeram parte de um estudo nacional de renda, saúde e incapacidade em 2009. Pelo menos um dos cônjuges tinha 60 anos ou mais e, em média, os casais foram casados por 39 anos.

Para avaliar a qualidade do casamento, os cientistas fizeram algumas perguntas sobre o relacionamento dos participantes, que foram convidados a manter diários detalhados sobre como eles eram felizes nas últimas 24 horas.

Entre os resultados, está o fato de as mulheres se sentirem mais tristes e estressadas quando seus maridos ficavam doentes. Já o nível de felicidade dos homens não foi afetado quando as esposas sofreram algum problema de saúde.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave