Câmara de BH continua em passo de espera

iG Minas Gerais | Lucas Pavanelli |

As votações em plenário ainda não foram retomadas na Câmara
LEO FONTES / O TEMPO
As votações em plenário ainda não foram retomadas na Câmara

Mesmo depois do fim das eleições, em que os vereadores de Belo Horizonte tiveram desempenho pífio nas urnas (apenas quatro dos 17 que se candidataram foram eleitos), as sessões plenárias na Câmara continuam esvaziadas. Ontem, a reunião durou menos de 15 minutos e os únicos a usar o microfone foram os vereadores Arnaldo Godoy (PT) e Gilson Reis (PCdoB) – que não discursaram sobre os projetos em tramitação, mas sobre as eleições. A sessão, que foi aberta com a presença de 25 dos 41 parlamentares, terminou pouco depois, com apenas 15 deles.

Esta terça-feira é o último dia de sessões em plenário e não há muita expectativa, até dos próprios vereadores, de que os 55 projetos de lei que aguardam na pauta sejam apreciados pelos parlamentares. A esperança é de que a partir do mês que vem, o plenário volte a funcionar.

“Em novembro, devem chegar na casa alguns projetos pesados, como o da Nova BH. Eu estou realmente preocupado. A pauta está se avolumando, e não conseguimos nos reunir para votar”, afirma o vereador Leonardo Mattos (PV), secretário geral da Casa.

“A bancada espera que o governo, que tem maioria na Casa, tome a iniciativa. Nossa expectativa é de que isso aconteça em novembro”, diz o vereador Juninho Paim (PT).

No período de campanha eleitoral – 6 de julho a 5 de outubro –, 54 projetos tramitaram na Casa e somente 11 se converteram em lei. Boa parte deles dá nomes a ruas, praças ou trincheiras, e outros reservam dias ou semanas para homenagear determinados assuntos, como o “Dia do Resgate Voluntário”.

Suplentes. Os quatro vereadores de Belo Horizonte eleitos se preparam para deixar a Casa a partir de janeiro, já que tomam posse na Assembleia de Minas Gerais – caso de Iran Barbosa (PMDB) – ou na Congresso Nacional – casos dos vereadores Marcelo Aro (PHS), Marcelo Álvaro Antônio (PRP) e do Delegado Edson Moreira (PTN).

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave