Televisão foi principal palanque

A atitude do gerente e da escrevente terá que ser adotada por todos os eleitores de Inhaúma, caso a campanha presidencial não seja vista de maneira mais forte nas ruas a partir de agora

iG Minas Gerais | Larissa Arantes |

Guilherme Tavares diz que comparou propostas no programa de TV
Uarlen Valério
Guilherme Tavares diz que comparou propostas no programa de TV

Outros candidatos à Presidência da República, como Luciana Genro (PSOL) e Pastor Everaldo (PSC), também receberam votos em Inhaúma, mas não conquistaram mais que 30 eleitores cada um. Também foram escolhidos pelos eleitores da cidade Eduardo Jorge (PV), Levy Fidelix (PRTB), Eymael (PSDC) e Mauro Iasi (PCB).  

A taxa de abstenção do município seguiu a média nacional e ficou próxima dos 20% – 1.062 eleitores não compareceram às urnas na cidade para escolher os candidatos do pleito desse ano. Dos 4.128 inhaumenses que foram às urnas em 5 de outubro, 337 votaram branco e outros 266 votaram nulo, cerca de 7% do eleitorado.

Com a pouca campanha nas ruas, o eleitor buscou na televisão as principais informações para decidir o voto. “Comparei as propostas principalmente pela televisão”, conta o gerente de uma das farmácias do município, Guilherme Tavares, 45. A escrevente auxiliar do cartório, Ana Carolina Santos, 19, também fez o mesmo e teve a televisão como a principal aliada. “Comparei as propostas para ver quais eram as melhores”, relatou.

A atitude do gerente e da escrevente terá que ser adotada por todos os eleitores de Inhaúma, caso a campanha presidencial não seja vista de maneira mais forte nas ruas a partir de agora.

Na última sexta-feira, os poucos rastros de que já havia tido uma primeira etapa da escolha para presidente era em adesivos colados em carros. Mesmo assim, em pouco número. 

Dados

Localização. Inhaúma fica a 25 km de Sete Lagoas, na região Central, tem cerca de 5.800 habitantes e 5.190 eleitores. Até 1948, a cidade pertencia a Sete Lagoas, quando conseguiu se emancipar.

Histórico. O atual prefeito Max Oliveira dos Santos (DEM), ocupou o Executivo municipal em 1996, reelegendo-se em 2000. Em 2012, candidatou-se novamente e ganhou as eleições.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave