Coleção de clássicos das artes

Abertura do Louvre de Abu Dhabi terá obras de nomes como Da Vinci, Matisse e Manet

iG Minas Gerais |

Obras. “O Tocador de Pífaro”, de Manet, estará exposta no Louvre de Abu Dhabi
Reprodução
Obras. “O Tocador de Pífaro”, de Manet, estará exposta no Louvre de Abu Dhabi

Obras-primas de Leonardo da Vinci, Vincent Van Gogh, Claude Monet, Henri Matisse e Andy Warhol figuram entre os 300 trabalhos que serão emprestados por museus franceses para a abertura do Louvre de Abu Dhabi, anunciou neste domingo o Emirado. O comunicado que revela estes empréstimos excepcionais não informa a data de inauguração do museu construído pelo arquiteto francês Jean Nouvel, mas dezembro de 2015 continua sendo o objetivo das autoridades, segundo fontes.

No total, 300 obras “procedentes dos maiores estabelecimentos franceses serão apresentadas junto à coleção do museu durante o ano de abertura”, indicou o Emirado. Entre as obras emprestadas figuram “La Belle Ferronière”, de Da Vinci, “Apollo del Belvedere”, de Francesco Primaticcio, “Bonaparte Cruzando os Alpes”, de Jacques-Louis David, e “O Tocador de Pífaro”, de Edouard Manet. Também se destacam nesta lista um famoso “Autorretrato” de Vincent Van Gogh, “Natureza Morta com Magnólia”, de Henri Matisse, e “Grande Cadeira Elétrica”, de Andy Warhol.

Paris e Abu Dhabi assinaram em 2007 um acordo sem precedentes de uma duração de 30 anos sobre a concepção e colocação em funcionamento do Louvre nos Emirados. Este acordo intergovernamental está avaliado em um bilhão de euros, aos quais se somam 500 milhões de euros que representam o custo da construção do museu. Este projeto sofreu atrasos e foi submetido a uma auditoria em Abu Dhabi, enquanto informações publicadas na imprensa francesa apontavam no ano passado erros na gestão inicial do projeto, assim como desvios financeiros.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave