Passageiro de avião derrubado na Ucrânia usava máscara, diz holandês

De acordo com o ministro das Relações Exteriores da Holanda, a informação pode indicar que os passageiros tiveram tempo de perceber que o avião estava caindo

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

O ministro das Relações Exteriores da Holanda, Frans Timmermans , disse nesta quarta-feira (9) que um dos 298 passageiros do Boeing derrubado no leste da Ucrânia estava usando uma máscara de oxigênio.

A informação pode indicar que os passageiros tiveram tempo de perceber que o avião estava caindo.

Timmermans falou sobre a máscara em uma entrevista para a TV holandesa ao ser questionado sobre seu discurso na ONU quatro dias após a queda do avião da Malaysiar Airlines, que saíra da Holanda para a Malásia.

Em seu discurso na ONU, Timmermans havia especulado sobre os sentimentos dos passageiros em seus últimos momentos, quando souberam que o avião estava caindo.

Porém, um relatório preliminar sobre o caso concluiu que o avião se partiu no ar depois de ser atingido por objetos de alta velocidade, o que teria causado a morte imediata dos passageiros.

Quando perguntado se havia inventado algo que não havia acontecido, Timmermans disse que era impossível saber o que acontecera nos minutos finais do voo e citou o passageiro com a máscara.

Arrependimento

Promotores da Holanda confirmaram a informação, dizendo que a máscara não estava no rosto do passageiro, mas o elástico estava em volta de seu pescoço.

A porta-voz, Wim de Bruin, disse que o passageiro era australiano.

Timmermans depois se arrependeu de ter divulgado a informação por ter causado mais sofrimento nas famílias. "A última coisa que quero é aumentar seu sofrimento", disse.

O voo MH17 foi derrubado em 17 de julho, durante os conflitos entre separatistas e o Exército ucraniano no leste da Ucrânia.

Os rebeldes são os principais suspeitos de terem derrubado o Boeing, pensando se tratar de um avião militar ucraniano.

Leia tudo sobre: QuedaAviãoAbatimentoMalaysia AirlinesMundoUcrâniaBoeingMáscara de oxigênio