Desconhecimento pode gerar acidente

No caso de compra de carro usado, essa preocupação deve ser maior ainda

iG Minas Gerais | ludmila pizarro |

A falta de conhecimento dos processos de recall no Brasil pode estar causando acidentes que não geram processos porque o dono do veículo não sabe que o carro tinha algum problema para se resolvido.  

“Muitos acidentes devem acontecer e não é atribuído ao defeito, e sim a um mau condutor” afirma Andrea Arantes, assessora executiva da Fundação de Proteção ao Consumidor de São Paulo (Procon-SP).

Para evitar problemas, segundo Andrea, é importante que o consumidor fique atento à divulgação dos recalls pelas montadoras.

“Antes de comprar um veículo é importante que o consumidor faça uma pesquisa para confirmar se o modelo e o veículo escolhidos não passaram por vários recalls. Esse deveria ser um dos critérios de compra”, opina Andrea Arantes.

“A divulgação dos recalls está sendo feita pelos fabricantes. Sempre vejo nas emissoras de TV, no horário nobre, como deve ser. O consumidor deve ficar atento”, concorda Marcelo Barbosa, coordenador do Procon Assembleia BH.

No caso de compra de carro usado, essa preocupação deve ser maior ainda. “Antes de adquirir um veículo que não está vindo direto da fábrica, é necessário analisar o lote e o modelo para ter certeza que ele não precisa de um recall. Ou, se o conserto foi realizado antes da compra” aconselha Andréa.

O cliente que quiser obter mais informações sobre recalls de veículos e de outros produtos, pode acessar o site http://sistemas.procon.sp.gov.br/recall/ onde o Procon-SP mantém um banco de dados nacional.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave