Defesa Civil alerta para baixa umidade do ar em Belo Horizonte

Índices devem variar entre 20% e 30%; beber muita água e evitar atividades ao ar livre entre 10h e 17h são as principais recomendações

iG Minas Gerais | Gustavo Lameira |

Umidade relativa do ar em torno de 20%, até segunda-feira (15), sobretudo no período da tarde.
Foto: Charles Silva Duarte
Umidade relativa do ar em torno de 20%, até segunda-feira (15), sobretudo no período da tarde.

A intensificação de uma massa de ar seco sobre Belo Horizonte deixa a umidade relativa do ar baixa nos próximos dias. A previsão é que até o próximo domingo (12), o índice varie entre 20% e 30%, principalmente no período da tarde.

De acordo com a meteorologia, até sexta-feira (10), as temperaturas devem oscilar entre a mínima de 12º C e a máxima de 26º C. No final de semana, o tempo deve esquentar um pouco, chegando aos 29° C.

Para Belo Horizonte e região metropolitana há chance de chuvas isoladas para a segunda quinzena de outubro, e de forma mais intensa, no fim do mês.

Recomendações

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil desaconselha atividades ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas, especialmente entre as 14 e 16 horas, período do dia em que a umidade do ar fica mais baixa. Informamos também que o tempo

seco aumenta o risco de incêndios em matas. Com isso, recomenda-se a população para não fazer fogueiras nas proximidades de matas e florestas.

Além disso, os motoristas que trafegarem por regiões sujeitas a incêndios deverão ter atenção redobrada devido à visibilidade reduzida pela fumaça, e em hipótese nenhuma, jogar pontas de cigarros para fora dos veículos.

Outras orientações

Beber muita água por dia e sucos naturais, para evitar a desidratação; preferir alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas; evitar frituras; dormir em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda colocar uma bacia com água;

Evitar atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas, e banhos com água muito quente, que ressecam ainda mais a pele. Em caso de problemas respiratórios procurar um especialista.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave