Centenas de professores fazem protesto em Portugal

O governo de centro-direita de Portugal cortou fundos para a educação pública e reduziu o salário de professores nos últimos anos

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Sete sindicatos de professores de Portugal organizaram uma marcha em protesto às políticas de educação do governo, em especial aos cortes de despesas. Centenas de docentes de todo o país se reuniram no domingo (5), em Lisboa, para manifestar insatisfação.

Entre as reclamações estão os testes de avaliação para professores temporários, a falta de investimento em treinamento especializado, cortes nos orçamentos das escolas e responsabilidades burocráticas acrescentadas à carga de trabalho dos docentes. Eles também estão incomodados com o fechamento forçado de escolas com poucos alunos.

O governo de centro-direita de Portugal cortou fundos para a educação pública e reduziu o salário de professores nos últimos anos como parte de um programa de austeridade. As medidas estão no acordo de resgate financeiro estabelecido em 2011, que concedeu o empréstimo internacional de 78 bilhões de euros em três anos para Portugal.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave