Produção de veículos sobe em setembro, mas ainda acumula queda no ano

A chegada de novos modelos nacionais ao mercado e o aumento de 8,7% nas vendas entre agosto e setembro levaram ao crescimento

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

undefined

A chegada de novos modelos nacionais ao mercado e o aumento de 8,7% nas vendas entre agosto e setembro levaram ao crescimento da produção de veículos.

De acordo com dados divulgados nesta segunda (6) pela Anfavea (associação nacional das montadoras), foram fabricados 300,8 mil autos no país em setembro, dado que inclui ônibus e caminhões. O número é 13,7% superior ao registrado em agosto.

Ainda assim, no acumulado de 2014, a produção caiu 16,8% em relação ao mesmo período em 2013. Na comparação de setembro deste ano e setembro do ano passado, a queda é de 6,7%.

O estoque continua elevado, chegando a 41 dias. A Anfavea espera que a facilitação na concessão de crédito que movimenta os bancos desde o fim de agosto contribua para o esvaziamento dos pátios. Mas o resultado do ano deverá ficar bem abaixo das primeiras expectativas. No total, as vendas apresentam queda de 9,1% no acumulado de 2014 em comparação ao período de janeiro a setembro de 2013.

Na comparação entre os meses de setembro de 2014 e de 2013, houve redução de 4,4% nos licenciamentos.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave